MENU

15/06/2023 às 21h23min - Atualizada em 15/06/2023 às 21h23min

PF vasculha casa de acusado de ser um dos maiores desmatadores de terra indígena no Tocantins

Suspeito agiria cooptando indígenas para que consentissem com o desmatamento

Com Informações da Polícia Federal - TO
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa do suspeito em Guaraí - Foto: Divulgação
 
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (15/6), uma operação para dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão em Guaraí (TO) na residência de um suspeito de ser um dos maiores desmatadores da Terra Indígena Xerente.

O território Xerente é composto pelas Terras Indígenas Xerente e Funil e fica localizado no cerrado tocantinense, no lado leste do rio Tocantins, a 70 km da capital, Palmas.

De acordo com investigações da Polícia Federal, o investigado foi citado por diversas testemunhas como sendo o responsável por desmatar, financiar, comprar e vender madeira. Segundo lideranças indígenas e demais testemunhas, a prática acontece há alguns anos com ajuda de terceiros.

Conforme a PF, o suspeito agiria cooptando indígenas para que consentissem com o desmatamento, bem como adquirindo a madeira extraída e revendendo o produto de origem ilegal a receptadores da região de Pedro Afonso e Guaraí.

A PF afirmou que a operação de hoje visa elucidar os fatos e angariar provas dos crimes, com a identificação dos demais envolvidos com a extração, receptação e comércio ilegais de madeira.

O suspeito poderá responder pelos crimes previstos nos artigos 38 e 50-A da Lei 9.605/98, lei de crimes e infrações ambientais, cujas penas podem chegar a sete anos de reclusão, dentre outros crimes.

A preservação ambiental e a extração racional e regular dos recursos naturais são essenciais à vida.

A operação foi batizada de ‘Ouroboros’, que é a representação gráfica de um dragão, em forma circular, engolindo a própria cauda. O codinome da operação é uma referência às consequências que o homem pode sofrer a partir da degradação da natureza provocada por sua atuação ilegal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »