MENU

14/06/2023 às 16h47min - Atualizada em 14/06/2023 às 16h47min

Palestra marca encerramento da Semana do Meio Ambiente

Atividades transcorreram no período de 05 a 14 de junho

Léo Costa
Ascom/PMI
Equipe da Semmarh ministram palestra para colaboradores da Equatorial Energia - Foto: Divulgação
 
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), finalizou na manhã desta quarta-feira (14), a Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. As atividades se encerram com a palestra “Preservando o Meio Ambiente com a Coleta Seletiva”, na empresa Equatorial Energia.

A secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, avaliou de forma positiva a aceitação de todos os públicos participantes da Semana do Meio Ambiente, destacando que “é importante que cada cidadão seja multiplicador da conscientização ambiental, cuidando do seu espaço e do próximo, consequentemente, pois somente assim teremos um mundo mais saudável e sustentável”, destacou Rosa Arruda.

A Semana do Meio Ambiente, transcorrida de 05 a 14 de junho, teve como tema “Direito de ter, Dever de Cuidar”. A programação contou com diversas ações, incluindo o 3º Seminário de Meio Ambiente, palestras educativas, atividades lúdicas sobre coleta seletiva, distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas e o primeiro carregamento de vidro que foi enviado para a reciclagem. As ações ocorreram em escolas da rede pública municipal de ensino da zona urbana e zona rural, Casa do Idoso, Praça de Fátima, empresa e sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), de onde saiu o primeiro carregamento com 47 toneladas da coleta exclusiva de vidro com destino a Indústria Vidreira do Nordeste, em Instância, Sergipe, onde o vidro é reciclado e convertido novamente em matéria-prima.

De acordo com a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semmarh, “a programação foi bastante proveitosa porque foram desenvolvidas ações que visam, por meio da educação ambiental, garantir o futuro das próximas gerações, e que a finalidade é sempre envolver discentes de todos os níveis, servidores e a comunidade em geral. Importante destacar que além das ações que se encerraram nesta quarta-feira em comemoração a Semana do Meio Ambiente, as atividades de educação ambiental da Semmarh são permanentes em todos os seguimentos da sociedade”, concluiu Bárbara Brenda.

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »