MENU

06/06/2023 às 17h04min - Atualizada em 07/06/2023 às 00h00min

Exponel de Avaré (SP) será a segunda Exposição Ouro do Ranking Nelore 2022/2023

Exponel de Avaré (SP) será a segunda Exposição Ouro do Ranking Nelore 2022/2023

Graziele Oliveira
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA
A Exponel Avaré 2023, segunda exposição ouro do Ranking Nelore 2022/2023, será promovida entre 12 e 17 de junho, no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, na cidade de Avaré (SP). A mostra é promovida pelo Núcleo Nelore Avaré, com apoio da Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN) e da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Os julgamentos da mostra serão realizados de 14 a 16 de junho, por juízes eleitos em votação entre os expositores que inscreveram seus animais até a data estabelecida. As Exposições Ouro são as novidades da ACNB para o atual ano calendário da competição.

“Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rebanho bovino do município de Avaré conta com mais de 160 mil cabeças. A cidade é bem conhecida como um importante polo da raça Nelore. Além disso, por sua tradição, localização geográfica, e por ser uma das Exposições Ouro do Ranking, a mostra contará com importantes criadores, não somente do estado de São Paulo, mas de todo o país. Por isso, esperamos uma grande mostra com participação de animais de destaque”, explica Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

A exposição busca fomentar o melhoramento da pecuária de corte regional e nacional, destacando a genética e a qualidade dos animais da raça Nelore, além de proporcionar oportunidades de negócio e troca de conhecimentos entre os produtores.

“A Exponel Avaré é uma feira de grande porte que acontece anualmente na cidade de Avaré, no estado de São Paulo. Reunimos diversos setores da economia, desde a agropecuária até a indústria e comércio. Durante os dias de evento, receberemos uma diversidade de expositores. Neste ano, esperamos cerca de 300 animais para a Exposição Ouro do Raking Nelore”, comenta Luiz Carlos Marino, presidente do Núcleo Nelore de Avaré.

Os animais inscritos serão avaliados por jurados, que avaliam as características raciais e produtivas dos animais, como conformação e musculatura, entre outros critérios. “As exposições oficiais do Ranking Nacional promovem a valorização da genética Nelore, incentivam a busca pela excelência na criação e proporcionam um espaço de oportunidades de negócio entre os criadores locais”, completa o presidente da ACNB.

Nas Exposições Ouro, os criadores podem evidenciar a qualidade de seus animais, em uma exposição que conta com a participação dos principais competidores do Ranking Nacional Nelore, promovido pela ACNB. A terceira Exposição Ouro deste ano calendário acontece em Rio Verde (GO), no mês de julho, e, por fim, a última acontece no mês de agosto, em Vila Velha (ES). A contabilização dos campeonatos nacionais do Ranking é obrigatoriamente composta dos três melhores resultados alcançados em Exposições Ouro, de duas exposições de livre escolha dos competidores, da Expoinel Regional de sua respectiva região, além da Expoinel Nacional.

Informações e jurados
Os julgamentos das Exposições Ouro são conduzidos por comissão julgadora tríplice. Os jurados são escolhidos por votação dos expositores participantes que inscrevem seus animais até a data estabelecida. Para a exposição de Avaré, os jurados escolhidos foram: Horácio Alves Ferreira Neto, Rafael Mazão Ghizzoni e Lucyana Malossi Queiroz.  
 

A entrada dos animais no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel vai até o dia 10 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 98174 0202.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »