MENU

01/06/2023 às 18h36min - Atualizada em 01/06/2023 às 18h36min

Araguaína anuncia realização do 1º Fórum das Águas com várias atividades para adultos e crianças

Evento que terá várias atividades para adultos e crianças faz parte da Semana do Meio Ambiente e acontece no stand do Sebrae

Carine Flores
Secom Araguaína
Este será o 1º fórum da cidade com essa temática - Foto: AscomAraguaína / Marcos Filho Sandes
 
A gestão dos recursos hídricos e o saneamento básico de Araguaína estarão no centro das discussões do 1º Fórum das Águas promovido pela Prefeitura de Araguaína em parceria com a BRK Ambiental, UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), Sindicato Rural de Araguaína e Sebrae.

O evento, aberto ao público, será no dia 5 de junho, das 8 às 17 horas, no stand do Sebrae, na Expoara 2023, e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente.

A proposta do fórum é reunir entidades públicas e privadas que atuam com a gestão da água para levar informações à sociedade e alimentar discussões que promovam a preservação e o uso responsável do recurso.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, ressalta que a preocupação sobre a defesa dos mananciais e o abastecimento da água é uma das prioridades da gestão, que está investindo em obras e ações que preservam as nascentes e os cursos d’água.

“Queremos trabalhar o desenvolvimento e o debate em cima de alguns eixos, como a conservação, uso múltiplo e oportunidades econômicas, destacando as boas práticas que estão sendo implementadas pela Prefeitura, instituições e empresas parceiras”, informa o secretário.

Ainda segundo Joaquim, os participantes do fórum terão a oportunidade de saber mais sobre o potencial da água residuária, que é água que sai das casas e comércios depois de usada, e acompanhar o resultado de análises laboratoriais do Rio Lontra.

 

Sociedade ativa

Com o tema “Águas de Araguaína”, projeto financiado pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, em andamento na cidade, a gerente de supervisão socioambiental, Jhennifer Durães, irá destacar a questão da importância das águas pluviais e o quanto é necessária a participação da sociedade para fazer a gestão correta deste recurso.

“Queremos envolver a comunidade na questão da água das chuvas, que é bastante significativa em Araguaína, e como ela pode ajudar ou atrapalhar o desenvolvimento urbano. As obras da CAF na cidade vêm para fazer a gestão eficiente deste recurso e proteger as fontes naturais”, pontua Jhennifer.

“Preparamos várias atividades voltadas para todos os públicos, desde crianças até os adultos. Nosso objetivo é levar a mensagem de que pequenas ações do dia a dia podem promover grandes transformações e impactos positivos ao meio ambiente”, destacou a coordenadora de responsabilidade socioambiental da BRK nas unidades Tocantins e Pará, Geórgia Milhomem.

 

Cronograma

  • 8h30 - Abertura oficial
  • 9h - Apresentação do resultado de análises laboratoriais das águas do Rio Lontra no perímetro urbano com o professor Sandro Monron e com o biólogo Marco Aurélio Soares.
  • 9h40 - Palestra “Águas de Araguaína”, com a gerente de supervisão socioambiental, Jhennifer Durães.
  • 10h20 – Palestra “Licenciamento Ambiental: desafios e oportunidades”, com a diretora de licenciamento ambiental, Tâmara Lopes.
  • 11h – Palestra “Um novo momento: fiscalizar para preservar”, com o diretor de Fiscalização Ambiental, Orialle Anderson.
  • 14h – Palestra “O potencial da água residuária”, com a professora do SENAI, Elanne Costa.
  • 14h40 – “ETE Lontra - Inovação e eficiência da tecnologia holandesa NEREDA®þ na maior estação de tratamento de esgoto do estado do Tocantins”, com os palestrantes Zudivan Peterli e Wendel da Silva Vieira de Sousa

Também na programação, será realizada uma visita técnica à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lontra, localizada próximo ao Setor Barra da Grota.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »