MENU

26/05/2023 às 17h25min - Atualizada em 26/05/2023 às 17h25min

Assembleia Geral para fundação do IHGI acontece amanhã

Objetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz, entre outros, é realizar e apoiar ações nas diversas áreas do conhecimento, estimulando o desenvolvimento

Raimundo Primeiro
Edmilson Sanches, idealizador, presidente da Comissão Organizadora e presidente da Assembleia Geral - Foto: Divulgação
 
Acontece neste sábado, dia 27 de maio, às 17h, Assembleia Geral (AGE), na sede da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), localizada na rua Urbano Santos, em frente à Praça da Cultura, Centro, para fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI), com o objetivo de dotar o município de entidade dedicada aos estudos e outras ações de produção e disseminação de conhecimentos, agindo isolada e/ou colaborativamente com o órgão e entidades congêneres, poderes públicos, iniciativa privada, instituições da sociedade civil organizada e pessoas físicas, dentro e/ou fora do Maranhão. São quarenta patronos e membros fundadores do quadro de cinquenta do IHGI.

“Assim, simbólica e efetivamente, maranhenses de diversos pontos do Estado e outros brasileiros originários de diversos países, como a repetir o início histórico da civilização imperatrizense, se reúnem em grupo e inauguram um novo momento na história municipal e regional: a criação oficial, com ativação legal e operacional, de seu Instituto Histórico e Geográfico (criado ancestralmente como Instituto Histórico de Imperatriz em 1989), entidade própria das cidades que em todo Brasil têm história – história forjada em luta e trabalho, história para documentar, história para preservar, história para contar”, diz o jornalista, pesquisador, palestrante e escritor Edmilson Sanches, presidente da Comissão Organizadora  e presidente da Assembleia Geral de fundação do órgão, na tarde/noite deste sábado, com os primeiros quarenta patronos e membros fundadores do IHGI.

Paralelamente, acontecem a aprovação do Estatuto, eleição e posse da primeira Diretoria e do primeiro Conselho Fiscal do IHGI. A posse será imediatamente, também na sede da AIL, durante a Assembleia. A partir daí, a Diretoria reúne-se regularmente para planejar a festa ou solenidade pública de apresentação do Instituto e seus membros à sociedade, oportunidade em que serão entregues os diplomas a cada membro fundador. Antes, porém, será definida a logomarca.

PRÓXIMOS PASSOS – A Diretoria, simultaneamente, com coordenação de cada membro, definirá ações para o “entranhamento” do Instituto na sociedade que se propôs a servir com seus estudos, por exemplo, elaborando o livro de “Perfis Acadêmicos IHGI”, com biografias mais extensas e icnografia dos patronos e membros fundadores.

O IHGI também vai firmar convênios para ação conjunto com instituições de ensinos superior (universidades, centros universitários e faculdades) e escolas, públicas e privadas, planejando captação de recursos para a realização de concursos, estudos, pesquisas e publicações, na área de ação definida no Estatuto.

Por outro lado, visando montar o seu acervo, o IHGI fará campanha de coleta de documentos antigos (originais ou cópias), fotos, mobiliário etc., por meio de programa de gravação de memórias de pessoas de mais idade (chamadas “memórias de velhos”), além do tratamento e publicação dessas memórias.

Por fim, o IHGI vai obter espaço fixo na imprensa local (coluna em jornal, tempo em TV ou programa, horário em rádio), além dos meios digitais (“sites”, “blogs”, grupos sociais, WhatsApp, Instagram, Twitter, Facebook etc.).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »