MENU

23/05/2023 às 21h07min - Atualizada em 23/05/2023 às 21h07min

Crianças de Araguaína se encantam com histórias e personagens do gibi da Turminha do Lago

Projeto leva às escolas a história dos personagens que lutam para preservar o Lago Azul

Assessoria
A primeira edição do gibi conta com 17 páginas - Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína
 
Para o aluno Rafael de Souza, o Lago Azul de Araguaína não será mais apenas um grande lago da cidade. A partir de agora, quando passar pelo local, o menino também vai lembrar da aventura dos amigos Drica Jacubinha, Zé Chupé, Lontrinha, Capimara, Chico Neblina, Tuca Canindé e Vovô Jacaré, da Turminha do Lago.

“Eu gosto do Lontrinha e também do Tuca, mas também gosto dos outros, porque eles são amigos. Eles moram lá e estão cuidando do Lago”, disse Rafael, que mora no Parque do Lago e estuda no 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino do Santos.

Os alunos do 1º ao 5º ano da escola receberam centenas de exemplares do gibi dentro do cronograma de distribuição para todas as escolas da rede municipal de ensino de Araguaína. Na ocasião, a quadra de esportes foi palco de uma grande roda de leitura.

Geniele Vasconcelos, professora do ensino fundamental, conta que a revista em quadrinhos encantou os alunos e vai contribuir para a elaboração de atividades relacionadas ao tema da história. “Eles ficaram encantados com o gibi, isso mostra que a história usa uma linguagem própria para as crianças capaz de conscientizar sobre a importância de preservar a natureza, cuidar dos animais e do lago que fica tão próximo da escola”.

O projeto Turminha do Lago foi idealizado e desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social de Araguaína como parte da educação ambiental do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

A primeira edição do gibi conta com 17 páginas e está sendo entregue para cerca de 16 mil alunos do ensino fundamental. “Cada entrega é uma emoção e é por causa dessa alegria que percebemos o tanto que esse material é especial para essas crianças. Cuidar do Lago Azul e dos animais é construir um futuro melhor e este projeto traz essa mensagem”, destacou Jeniffer Durães, gerente de supervisão socioambiental do Projeto Águas de Araguaína.

Jeniffer também acredita que, para as crianças que residem próximo ao lago, a mensagem da história irá impactar mais. “É a primeira vez que eles leem uma história da cidade, de personagens da nossa fauna e flora e isso desperta ainda mais o desejo de querer cuidar e proteger um lugar que está tão próximo”.

As entregas dos gibis estão acontecendo desde abril e seguem até o final deste mês. Fora mais de 37 escolas contempladas com quase sete mil exemplares para uso em atividades coletivas com os alunos.

Sobre os personagens
O gibi Turminha do Lago conta a história dos amigos Drica Jacubinha, Zé Chupé, Lontrinha, Capimara, Chico Neblina, Tuca Canindé e Vovô Jacaré, que estão enfrentando um problema grave de poluição no Lago Azul de Araguaína. Para conseguir combater o despejo irregular de lixo e esgoto no local e nos córregos da cidade, eles pedem a ajuda da Belinha, uma aluna araguainense bastante ativa na luta pela preservação da natureza.

A turma combate o vilão Fedegoso, um morador antigo da cidade, chato e mal-humorado, que ainda tem muitos comportamentos errados que impactam diretamente o meio-ambiente. Belinha e os animais abordam Fedegoso e falam sobre a importância de cuidar dos recursos naturais da cidade. Quando percebe o mal que estava fazendo para a natureza e que todo mundo já estava sabendo disso, Fedegoso se arrepende e muda de hábito, passando a proteger o meio ambiente e recebendo um novo nome, Recicleiton.

A história em quadrinhos pode ser baixado para leitura no link https://araguaina.to.gov.br/portal/pdf/TurminhadoLago.pdf.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »