MENU

23/05/2023 às 18h10min - Atualizada em 23/05/2023 às 18h10min

Fundada a Academia de Ciências, Letras e Artes de João Lisboa

Ato solene foi sábado, 20, e contou com a presença da presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão, Jucy Santana

Elson Araújo
Foto: Divulgação
 
João Lisboa - Os objetivos de uma academia de letras, entre outros, são a promoção e preservação da língua, literatura e cultura de uma determinada cidade ou região. Além disso, o incentivo a leitura também faz parte do portfólio de suas atividades. Com esse objetivo, a de Imperatriz, por exemplo, realiza uma das maiores feiras literárias do País. Elas são geralmente compostas por escritores, poetas, críticos literários e outros estudiosos da literatura. A de João Lisboa é mais abrangente ainda pois acolhe entre seus membros, músicos, artesãos e artistas plásticos.

“A Academia de Ciências, Letras e Artes de João Lisboa, já nasce grande. Ela nasce forte para João Lisboa, o Maranhão e o Brasil”, destaca o presidente da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), Raimundo Trajano Neto, membro correspondente daquela academia. Trajano representou a AIL no ato que marcou a criação e posse dos membros do mais novo sodalício maranhense.

O ato solene da fundação foi na noite de sábado,20, no ginásio  da Praça de Esportes da Cidade Nova, e reuniu, além dos acadêmicos empossados, e da  sociedade Joãolisboense, figuras exponenciais da literatura maranhense, entre elas, a presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão, a escritora Jucy Santana, o secretário geral da entidade, César Brito, o presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Trajano Neto, e ainda dirigentes das academias de Letras de Viana, Grajaú, Itapecuru e Presidente Vargas.

O Sodalício será presidido pela professora, escritora e pesquisadora Natividade Rodrigues, e estatutariamente passa a se chamar “Casa de Sálvio Dino”, uma homenagem ao literato e político, fundador de academias, entre elas a de Imperatriz, onde era titular da cadeira 02, que tem como patrono Parsondas de Carvalho. Sálvio Dino morreu em 2020 em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19.

A Casa de Sálvio Dino, segundo Jucy Santana, é quarta academia de letras fundada em 2023. “Com a de João Lisboa chegamos a 44 academias de letras no Maranhão. E isso nos enche de orgulho. Como já fora dito, a de João Lisboa já nasce grande e muito contribuirá para o desenvolvimento da cultura maranhense”, ressaltou a escritora.

A presidente da mais nova agremiação literária do Maranhão, Natividade Rodrigues, declarou que o sodalício joãolisboense nasce grande, contudo, maior ainda é a responsabilidade da “Casa de Sálvio Dino” na divulgação da literatura maranhense, sobretudo dos autores da região. “Temos muito trabalho pela frente”, concluiu.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »