MENU

08/05/2023 às 21h05min - Atualizada em 08/05/2023 às 21h05min

Araguaína lidera ranking de acidentes de trânsito no Tocantins, e hospital regional sente efeitos

Mais de 70% dos pacientes ortopédicos sofreram acidente de trânsito

Assessoria
Os acidentes de trânsito são um grave problema de saúde pública - Foto: Divulgação SES-TO
 
Com o tema ’No trânsito, escolha a vida’, foi lançada na última sexta-feira (5) a campanha Maio Amarelo  em Araguaína. O Hospital Regional da cidade, o HRA, é parceiro do projeto, com a colaboração em depoimentos de pacientes e de médicos da ortopedia, que fazem alerta sobre os cuidados no trânsito para evitar acidentes. Somente este ano, a unidade hospitalar já atendeu mais de 300 pacientes com alguma fratura causada por acidentes de trânsito.

O diretor geral do HRA, Claudivan de Abreu, falou da importância da parceria com a Prefeitura de Araguaína, Agência de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína (ASTT), Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). ”É muito importante a ação do Maio Amarelo, que vem como alerta para os cuidados no trânsito. Atendemos muitos pacientes que se envolveram em acidentes por imprudência, às vezes causada por eles mesmos, ou terceiros. A campanha vem como alerta, para que todos possam ficar mais atentos e dirigir com prudência”.

Conforme dados do HRA, 72,85% dos pacientes ortopédicos acolhidos na unidade em 2023 sofreram acidente de trânsito. O ortopedista Aloisio Figueiredo disse que ”alguns pacientes têm lesões muito graves e até precisam amputar alguma parte do corpo, como perna, por exemplo. Principalmente os que sofrem acidentes de moto e estes casos nos chocam muito. Outras vezes temos pacientes que têm muitas complicações, então eles precisam cooperar com o tratamento, seguir à risca o pós-operatório para evitar transtornos. Dependendo do caso, o tratamento leva em torno de quatro meses, para a recuperação”.

Dados de acidentes
Os acidentes de trânsito são um grave problema de saúde pública, e conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em 2022, no Tocantins, foram notificados 4.865 acidentes, sendo 543 óbitos. Em 2023, já ocorreram 959 acidentes, destes 101 óbitos.

A cidade de Araguaína foi o município tocantinense que mais teve notificações de acidentes, 1.380, em 2022 e 307 em 2023, Palmas está em segundo lugar com 543 notificações em 2022 e 110 em 2023.

Maio Amarelo
A Campanha Maio Amarelo foi lançada oficialmente no dia 03 de maio pelo Governo do Estado e em Araguaína tem a participação da Guarda Municipal de Araguaína, Detran-TO, Ciretran, Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Hemocentro do Tocantins, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Araguaína, Universidade da Maturidade, Universidade Federal do Tocantins, Corpo de Bombeiros e Vigilância Epidemiológica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »