MENU

05/05/2023 às 19h00min - Atualizada em 05/05/2023 às 19h00min

Concorrentes à vaga de desembargador ganham mais prazo para campanha

Elson Araújo
Com a confirmação de uma nova eleição para definir os 12 nomes, seis homens e seis mulheres, que disputarão a inclusão na lista sêxtupla da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) para a disputa pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, pelo quinto constitucional, os concorrentes ganharam mais um prazo para conquistar o voto da advocacia maranhense. A nova eleição está marcada para o próximo dia 16 das 8 às 17 horas.

Na primeira consulta, ocorrida dia 24 de abril, a cidade de Imperatriz num fato histórico emplacou, na lista duodécima, três, dos quatro que estavam, e permanecem   na disputa.  As advogadas Josineile Pedrosa, Alessandra Belfort, e Gilson Ramalho.

Como amplamente noticiado, uma decisão judicial interposta na Justiça Federal, impediu que fosse realizada a reunião do Conselho Estadual que definiria a listados dos seis, que seria encaminhada para o Tribunal de Justiça. É dessa lista que o Tribunal extrai os três dos quais o governador nomeará o novo desembargador.

NÃO CONCORREM ENTRE SI - Diante do cancelamento, por determinação da Justiça, da reunião do Conselho Seccional da OAB/MA que definiria a lista sêxtupla, divulgada pela entidade pelos meios de comunicação, a opção foi por uma nova eleição, e mais uma vez os advogados irão às urnas. Com essa medida, além dos três representantes do interior do Estado (que são de Imperatriz) que tinham passado no crivo para formação da lista dos 12, o quarto concorrente, que havia ficado de fora, o advogado Sidney Costa, volta a ter a mesma chance dos demais e com isso Imperatriz pode ter quatro nomes da lista dos doze.

A regra continua a mesma. Nessa etapa, cada advogado, apto, poderá votar em até doze candidatos, observando o princípio da paridade de votar em seis homens e seis mulheres, incluindo ainda a cota racial. Por esse parâmetro, os quatro candidatos- Gilson Ramalho- Josineile Pedrosa- Alessandra Belfort- Sidney Costas - do interior não concorrem entre si, podendo a advocacia da cidade votar nos quatro, e, se desejar, completar a lista com candidatos da capital.

Jogo zerado - Com “o jogo zerado” os disputantes voltaram ao ritmo normal de campanha percorrendo os municípios abrangidos pelas subseções para manter o que já havia conquistado, e ampliar a votação recebida. A agenda tem sido intensa.

Agenda - Sobre a agenda do final de semana, por telefone, a reportagem de O Progresso entrou em contato com os candidatos de Imperatriz.

Sidney Costa declarou que “nossos apoiadores decidiram reafirmar nossa candidatura e reengrenar a caminhada com a apresentação dos compromissos para advocacia maranhense. O fim de semana será de contatos com quem ainda não tinha sido possível.

Alessandra Belfort informou que continua em campanha e o final de semana será para reformular as estratégias, nesse cenário pós eleições anuladas.

“Na segunda-feira, dia oito, volto para a estrada com o objetivo de visitar subseções e os escritórios que não consegui me apresentar pessoalmente durante a campanha. Sigo firme com o propósito de levar representatividade para o TJMA, contando com o precioso voto e apoio dos advogados e advogadas do Maranhão” declarou.

Josineile Pedrosa também anuncia uma bateria de viagens para a próxima semana, já com algumas agendadas. Ela também declarou que espera logo a definição pela marcação da data da nova eleição, inicialmente marcada para o dia 15, para poder se programar melhor.

De igual modo, o advogado Gilson Ramalho também garante “pegar a estrada” para intensificar os contatos com os colegas advogados e advogadas. “Tivemos uma excelente votação primeira, chegamos na lista duodécima, mas como é de conhecimento público, o jogo zerou. Nossa luta é pela ampliação da votação e garantir novamente nosso nome nas listas que advirão” concluiu.

Essa votação na primeira etapa da escolha do próximo desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão não é obrigatória, contudo, há um esforço muito grande da OAB/MA para incentivar a participação da advocacia no processo que ao final vai definir a presença de mais um representante da advocacia na corte máxima da Justiça, do Maranhão.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »