MENU

28/04/2023 às 22h32min - Atualizada em 28/04/2023 às 22h32min

A importância do trabalho em nosso processo evolutivo

Maria Helena Ventura
O trabalho é uma Lei da Natureza. Assim sendo, podemos afirmar que é uma Lei Natural (ou Divina). E só por isso já podemos considerá-la uma necessidade para o corpo e ao mesmo tempo um meio de aperfeiçoar a inteligência.

O trabalho, portanto, não se restringe apenas ao esforço de ordem material, mas, também, no âmbito intelectual – pelo labor desenvolvido, objetivando as manifestações da Cultura, do Conhecimento, da Arte e da Ciência.

É muito válido cuidar dos nossos corpos, aprendermos sobre nutrição, praticar esportes, uma vez que o corpo é o templo onde vivemos.

Assim como o trabalho é uma Lei Natural, o Repouso também o é, a fim de proporcionar a reparação das nossas forças.

Para a pergunta: “Qual é o limite do trabalho?”. Essa interrogação, no meio de 1018 outras questões, recebeu, dos Espíritos superiores, a seguinte resposta: ‘’O limite das forças”. Resposta simples, mas cheia de sabedoria e sensatez.

Muitos pensam que os seres humanos impossibilitados de trabalhar tenham uma existência inútil. Mas não é assim. Deus não condena senão aquele que é voluntariamente inútil, vivendo continuamente na dependência do trabalho dos outros.

Todas as tarefas são importantes.  E dependendo das circunstâncias, uma se torna a mais importante naquele momento.

Muitas pessoas se envolvem tanto no mercado de trabalho que não sobra tempo para a família e costuma dizer: “Eu chego em casa, desmaio”. Ninguém mais tem tempo de conversar no telefone com um amigo para lhe dar os parabéns pelo aniversário. Envia-lhe apenas uma lacônica mensagem pelo WhatsApp.

Às vezes as pessoas já acordam mal-humoradas - segundo dizem, não raro, os motoristas de taxi.

Um grande contingente de trabalhadores acha que o trabalho é um problema. Insatisfeitos, alguns chegam a questionar quem inventou o trabalho. O trabalho é bênção de Deus para quem trabalha e para quem recebe os benefícios. Jesus disse: “Meu Pai trabalha até hoje, e eu também trabalho”.

Há grande variedade de tipos de trabalho. Diz-nos Joanna de Ângelis: “O trabalho de auxílio aos outros constitui medicamento colocado em nossa própria dor” – e complementa: “Existem demasiados sofrimentos aguardando nossa ajuda fraternal”.

Haveremos de cultivar, também, o trabalho incessante dentro de nós mesmos para nossa transformação moral.

Que esperamos quando da passagem do 1º de Maio?

Segundo grandes e renomados pensadores, trabalhar, também, é uma maneira de orar e, consequentemente, uma das modalidades da oração.

Cristo nos convoca, outra vez, ao despertamento e ao trabalho de soerguimento pessoal, que em última análise é o de soerguimento da Terra mesma.

Dia do Trabalho também quer dizer Dia da Esperança, em que nossos anseios e aspirações, nossos sonhos e desejos se nos extravasam do íntimo, buscando alvo e algo exterior para sua convergência e transformação em formosa e reconfortante realidade.
______________________________________________________________
Maria Helena Ventura é membro da AIL – Academia Imperatrizense de Letras

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »