MENU

19/04/2023 às 15h24min - Atualizada em 20/04/2023 às 00h00min

Mulching – solução encontrada por agricultores para o excesso de chuva

Confira mais sobre

SALA DA NOTÍCIA / Victor
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA/Freepik

O mulching é uma importante técnica agrícola que ajuda a proteger o solo, por meio da aplicação de uma cobertura, auxiliando no cultivo e trazendo resultados bem melhores nas lavouras.

Com essa técnica, é possível reduzir o surgimento de pragas, que acabam com as plantações, e ainda diminuir os custos totais com a sua produção.

Além disso, o uso da técnica mulching ainda é fundamental para prevenir o surgimento das ervas daninhas, para melhor controle da umidade e para manter a temperatura do solo conforme seja o mais adequado.

Apesar de extremamente importante, há quem conheça pouco sobre essa técnica tão importante dentro da agricultura, muitos não conhecem nem sabem como fazer para aplicá-la.

Pensando nisso, o objetivo deste conteúdo é mostrar tudo sobre esta solução que foi encontrada pelos agricultores com o objetivo de resolver a questão do excesso de chuva.

Acompanhe o conteúdo até o final para saber tudo a respeito do tema.

O que é a técnica do mulching? Entenda como ela é importante para a agricultura e o cultivo

O mulching, como dito, é uma técnica extremamente importante dentro da agricultura e do cultivo, sendo fundamental para auxiliar nas mais variadas plantações.

A partir desta técnica, é possível cobrir todo o solo utilizando um filme plástico que tem uma espessura bem fina e um custo mais baixo.

Com isso, você vai proteger o seu solo e todas as raízes das plantas, garantindo que elas vão poder se desenvolver como o esperado, evitando problemas como as chuvas em excesso, a presença de pragas e plantas invasoras.

O material usado com o objetivo de proteger o solo é um filme plástico que tem colorações distintas, conforme o objetivo do seu uso na plataforma.

O filme plástico impacta o solo e atua auxiliando o cultivo de maneiras diferentes, ajudando a trazer resultados mais expressivos nos cultivos realizados em canteiros.

Ele pode auxiliar também na redução da perda de água, no controle do microclima e na redução das infestações de pragas diversas, sendo produzido a partir de materiais reaproveitáveis.

Em geral, esse tipo de filme plástico tende a perder o seu efeito protetivo sobre o solo e as plantações dentro de 1 a 2 anos de utilização, sendo necessário trocá-lo.

Apesar de que muitos agricultores reclamam sobre essa necessidade de trocar o produto periodicamente, as vantagens obtidas com ele são bem maiores, em geral, do que qualquer defeito.

Tipos de mulching: Conheça quais são os principais

Como mencionamos anteriormente, cada tipo de mulching possui uma finalidade diferente, então conhecer qual é ela se torna fundamental para que você consiga encontrar aquela que melhor se adequa aos seus objetivos.

A seguir, vamos mostrar cada um dos tipos e para que eles são usados.

Mulching Preto e Branco

Este tipo de mulching ajuda a evitar a presença das ervas daninhas, tendo como função também o controle da umidade, ajudando a planta na retenção da mesma, o que impacta em um melhor desenvolvimento.

A parte branca deve ficar direcionada para cima, pois ajuda a reduzir a temperatura, aliás, essa é uma das grandes vantagens deste tipo de material, de modo a evitar que as plantas acabem queimando e os frutos cozinhando.

Mulching Preto e Prata

O filme plástico para mulching que é preto e prata é uma outra ótima opção porque ajuda a refletir a luz, reduzindo assim a temperatura do solo, funcionando de modo similar ao mulching de cor branca.

O custo dele é visto como muito baixo, sendo eficiente para evitar que as folhas queimem, assim como as flores e os frutos, portanto, ele tem um impacto no controle da temperatura e no crescimento uniforme das plantas.

Mulching Preto

O último entre as cores principais de filme plástico para mulching é o preto, que costuma ter uma durabilidade bem acima daquela presente nas outras cores.

Este tipo de filme é bem elástico e adapta-se muito bem aos diferentes cultivos, por isso mesmo costuma ser a solução preferida dos agricultores que querem evitar os estragos das chuvas em excesso.

O seu custo é bem mais baixo e ainda conta a seu favor a aplicação mais simples, sendo muito indicado para regiões que sofrem com baixas temperaturas no inverno, visto que ajudam a reter mais a temperatura.

Conclusão

Como visto aqui, o mulching trata-se de uma importante técnica que é usada dentro da agricultura pois traz muitos benefícios para as plantações, de maneira geral, como controlando a temperatura e evitando o surgimento de pragas.

Neste conteúdo, mostramos como é que funciona esta técnica, quais são as suas vantagens e ainda quais os principais tipos de filme plástico, em diferentes cores, usados para cobrir o solo.

O que achou do texto de hoje sobre o mulching que é a solução encontrada por agricultores para o excesso de chuva?


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »