MENU

17/03/2023 às 16h47min - Atualizada em 17/03/2023 às 16h47min

Mulheres, mercado de trabalho e saúde emocional: como lidar com as múltiplas atividades?

No mês dedicado às mulheres, profissionais discutem temas relacionados ao cuidado com a saúde feminina

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Vanessa Reis é enfermeira do Trabalho do SESI e lidera uma equipe de saúde - Foto: Divulgação
 
Uma rotina que começa cedo e praticamente não tem hora para acabar. É assim a vida de muitas mulheres que precisam lidar com as múltiplas atividades, desde as funções que desempenham no trabalho, como esposa, mãe, e claro, uma mulher que precisa cuidar de si e do ambiente em que vive.  

Mas e a saúde emocional e física da mulher, em que momento isso é priorizado no seu dia a dia? Algumas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) são importantes para que a mulher mantenha uma saúde equilibrada. A prática de atividade física de 150 a 300 minutos, por semana, para adultos saudáveis, e fazer uma atividade física ao menos 30 minutos por dia, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar são algumas das recomendações feitas pela OMS e que ajudam na prevenção de doenças. 

A médica hematologista, Deice Colatina explica que é fundamental para todas aquelas que vivem sob pressão ou não, ter um tempo para si, para o autocuidado. “É preciso ter consciência que não é genética que comanda a gente, o que nos molda é o estilo da vida que escolhemos viver: como dormimos, pensamos, nos alimentamos. O exercício físico é além de músculo, é construir patrimônio ósseo, abrir conexões neurais para resolução de problemas, e isso é fundamental”, enfatizou. 

Paula Silva é estofadora de móveis em uma indústria e conta que é de muita relevância receber informações e estímulo a cerca de como melhorar a saúde. “Na empresa que trabalho sempre que possível recebemos visitas de profissionais do SESI falando sobre alimentação, atividade física, entre outros assuntos importantes para mantermos a saúde em dia e nos tornarmos mais dispostos e com menos sequelas possíveis devido a rotina de trabalho”, destaca. 

A médica Deice Colatina reforça ainda que, atuando em ambiente de trabalho ou não, a atividade física é fundamental para a saúde da mulher e inclusive para a resolutividade de questões no dia a dia. “Com a  prática de atividades o cérebro encontra um caminho mais eficiente para resolver os problemas do dia a dia. Investir 30 minutos para si é fundamental para o nosso bem-estar. A maior parte do tempo estamos trabalhando e fazendo algo pelo outro, o exercício físico é uma atividade de auto amor, porque os benefícios são primeiramente para si,” reforçou Deice. 

Vanessa Reis é enfermeira do Trabalho do SESI e lidera uma equipe de saúde responsável por desenvolver atividades e palestras nas empresas, contribuindo para um ambiente de trabalho mais prazeroso, saudável e com menos doenças ocupacionais.  

“Esse trabalho é bem relevante, nem sempre é fácil conscientizar as pessoas sobre algo que não estão habituados a fazer, mas é muito bom ver que contribuirmos para melhorar a saúde, disposição e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores”, destacou. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »