MENU

09/03/2023 às 17h44min - Atualizada em 10/03/2023 às 00h00min

Os segredos do marketing de influência: Executivas de grandes empresas abrem o jogo em evento com 100 criadoras de conteúdo

Consistência, autenticidade, relacionamento com as marcas e empoderamento são algumas das principais recomendações das profissionais, que acumulam vasta experiência no ramo.

Da Redação
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA


São Paulo/SP - Se no passado as marcas resistiam para fazer ações “de graça” ou permutas com criadores de conteúdo, hoje, elas estão destinando boas fatias de seus orçamentos para contratos com esses profissionais, que são grandes responsáveis pelos resultados de marketing e, muitas vezes, de vendas também. Na véspera do Dia Internacional da Mulher, mais de 100 criadoras de conteúdo se reuniram para um encontro com executivas de grandes marcas, incluindo Nubank, Stages, Mercado Livre e Ubisoft. No evento realizado em parceria da agência de marketing de influência inCast e a Stages, as profissionais aconselharam as participantes e deram dicas de como conseguir mais sucesso no mercado da creator economy.

“Meu conselho para quem trabalha nesse ramo de criação de conteúdo é para que prezem pela consistência do trabalho, sempre cumprindo prazos e garantindo uma boa execução. De nada adiantam ótimas ideias se o criador não consegue executá-las”, destaca Renata Gerez, gerente de Content Commerce do Mercado Livre. Além disso, a profissional recomenda que os criadores tenham sempre uma equipe por trás que tenha habilidades complementares às do criador, para garantir boas entregas. Renata comentou sobre uma grande mudança recente realizada pela empresa que passou a apostar em vídeos curtos com criadores, geralmente fazendo reviews de produtos, em vez de live commerce, uma decisão que vem sendo bem-sucedida.

Da esquerda para a direita: Renata Gerez, gerente de content commerce do Mercado Livre, Raquel Forastiere, brand & content manager do Nubank, e Luciana Araújo, sênior marketing manager da Ubisoft

   
Luciana Araújo, Senior Marketing Manager da Ubisoft para a América Latina, conta que a empresa começou o trabalho com influenciadores entre 2013 e 2014, com o principal intuito de regionalizar materiais de comunicação dos jogos, em vez de aproveitar conteúdos prontos produzidos pelo time global. Nessa frente, a executiva destaca que prezam muito por um trabalho de longo prazo com creators. “Se eu pudesse dar uma dica para vocês, criadores de conteúdo, seria para que construam relacionamento duradouro com as marcas que vocês trabalham”. Luciana cita cases como Rato Borrachudo e Malena, criadores que trabalham com a Ubisoft desde que a marca passou a investir nesse segmento.

Bianca Maksud, diretora de marketing da Stages, fala sobre conteúdo e monetização


A diretora de marketing da Stages (getstages.io), solução digital que permite que criadores de conteúdo publiquem e cobrem pelo acesso de seus vídeos, também contribuiu com sua visão de mercado. Bianca Maksud, que passou por TV Globo e Vrio (SKY e DGO), orienta que criadores “mostrem autenticidade, empoderamento e confiança para cobrarem o valor que é justo por seus trabalhos”. Bianca destaca uma triste realidade desse mercado, que é o fato de criadores que ganham dinheiro com a atividade ainda serem minoria em 2023. 

Empoderamento também foi um tema abordado por Raquel Forastieri, Brand & Content Manager do Nubank. A executiva da empresa roxinha destacou a importância de eventos que tenham diversidade e representatividade, colocando um microfone na mão das mulheres. Sobre sua visão do que funciona no segmento de criação de conteúdo, Raquel ressalta que o que brilha os olhos de profissionais de conteúdo e influência, como ela, é “dar um desafio a um criador e ver que ele realmente se debruçou sobre o tema, estudando o que funciona com a sua audiência”.

O evento contou com a mediação da criadora e jornalista Raphaela Bacic e os vídeos das apresentações estão disponíveis, de graça, no canal de eventos da Stages.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »