MENU

18/02/2023 às 20h03min - Atualizada em 18/02/2023 às 20h03min

Fevereiro… Alegria… Muita festa… Todo dia…

Ludmila Pereira de Araujo Souza *
Como bem já canta Ivete Sangalo, sim, fevereiro é alegria e muita festa todo dia… Afinal, é carnaval! E de fato, é a maior e mais popular festa brasileira e que tanto traz alegria ao povo. 

Há diversas formas no país de celebrar a data: é através dos desfiles das escolas de samba que acontecem em São Paulo e no Rio de Janeiro; é correndo atrás dos trios elétricos esbanjando axé em Salvador, percorrendo o famoso circuito Barra-Ondina; acontecem também os festejos de momos, muito frevo, caboclinho e maracatu em Pernambuco; além das mais diversas formas que o brasileiro encontra de festejar em todas as regiões do país. 

Um grande misto de culturas, lindo demais de se ver. 

Mas o que tudo isso tem a ver com nutrição e saúde? 

Tenho certeza de que você já deve estar curioso e se perguntando isso, não é, meu caro leitor?! E eu prontamente já respondo.

Acontece que, comumente, a euforia do momento não permite que cuidemos da nossa saúde da forma como deveríamos: é o excesso de bebida alcoólica, o baixo consumo de água, a alimentação bastante desequilibrada tanto em quantidade como em qualidade, além do sono ruim e insuficiente. 

Tais comportamentos afetam diretamente nosso bem-estar geral e por isso, é tão comum vermos uma incidência maior de algumas doenças, principalmente de viroses que tendem a se manifestar mais fortemente quando o nosso sistema imunológico está mais fragilizado. 

Mas o que fazer para curtir o carnaval com mais saúde e disposição? 

O consumo adequado de água faz toda diferença, afinal, nosso corpo precisa estar hidratado e devido à grande perda de líquidos através do suor e do calor da folia, tendemos a desidratar mais rapidamente. 

O alto consumo de bebida alcoólica também provoca uma desidratação ainda maior, por isso, torna-se interessante intercalar a ingestão de água com a de álcool. 

Um consumo maior de frutas, verduras e legumes é o ideal. Ricos em vitamina C, eles conseguem dar aquela força ao nosso sistema imunológico. 

Uma alimentação leve e saudável nesse período deve continuar sendo prioridade. Nada de pular refeições e/ou se empanturrar em outras. 

E obviamente, o sono de qualidade faz toda a diferença, já que ele é considerado pilar fundamental para a saúde e disposição. 

O sono noturno é indispensável para ser verdadeiramente reparador, tendo em vista que é justamente à noite que a melatonina – o famoso “hormônio do sono” – está em alta. Óbvio que durante os dias de folia, dificilmente consegue se manter o mesmo ritmo de descanso como na rotina do dia a dia, mas uma boa soneca antes de voltar à folia, faz toda diferença para o descanso do corpo. 

E é isso, meu nobre folião… Mais importante que alegria e muita festa todo dia de fevereiro, é alegria e muita festa todo dia, o ano inteiro… Ah, e com saúde.

____________________________________________________________________________________________________
 * Ludmila Pereira de Araujo Souza   é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri - Email: [email protected]
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »