MENU

01/02/2023 às 11h06min - Atualizada em 03/02/2023 às 00h00min

Quer empreender na área de nutrição? Confira as dicas do Senac EAD

Coordenadora da pós-graduação em nutrição do Senac EAD compartilha informações da profissão e destaca detalhes de dois novos cursos

SALA DA NOTÍCIA Aline de Oliveira Silva
Senac EAD
Unsplash
A formação em nutrição teve início no Brasil, a partir da década de 1940, com a criação dos primeiros cursos de graduação, e a primeira área de trabalho a se destacar foi o desenvolvimento e orientação de planos de alimentação, individuais e coletivos.

Como em outras carreiras, o nutricionista se desenvolveu e conquistou novos mercados de atuação, que vão da pesquisa científica até a prestação de consultoria para indústrias, comércios de alimentação e instituições de atendimento à população.

De acordo com o Conselho Federal de Nutrição (CFN), na atualidade, existem mais de 195 mil profissionais em atuação no território nacional. Do total, 30,8% atuam em serviços de alimentação coletiva e 30,4% em nutrição clínica. Mas, o cenário divulgado aponta outros segmentos, entre eles: saúde coletiva, docência, indústria, nutrição esportiva e marketing.

A coordenadora de pós-graduação na área de nutrição do Senac EAD, Suzana de Toledo Camacho Lima, reforça que por se tratar de uma formação generalista, é importante que o recém-formado avalie o segmento com o qual tem mais afinidade.

“Na resolução nº 600 (fevereiro/2018), o CFN estabelece o reconhecimento de 34 especialidades na área de Nutrição. Se analisarmos os títulos ali descritos, pelo menos 10 deles estão relacionados à área clínica. Desse modo, considero a área clínica como potencial oportunidade para empregar e, também, opção de empreender com consultório próprio e homecare”.

Como escolher a área de atuação?

Na avaliação da especialista, é fundamental que o nutricionista intensifique os conhecimentos e se atualize na área em que pretende atuar. Como exemplo, cita os indivíduos que desejam trabalhar com atendimento de pacientes oncológicos. “É necessário compreender as necessidades, principais dificuldades, manejo dos sintomas relacionados aos principais tratamentos e todo cuidado humanizado, imprescindível para lidar com este perfil, seus cuidadores e familiares”, esclarece.

Vale ressaltar que o inicio de qualquer carreira apresenta vários desafios ao profissional, portanto, muitas vezes, o segmento desejado não oferece oportunidades. Nesse sentido, o mais importante é ingressar na profissão, adquirir experiência, se aperfeiçoar com uma especialização, e depois, migrar para o serviço desejado.

“Por exemplo, o indivíduo pode ser responsável por uma equipe de colaboradores e não se sentir preparado para liderar, ou, conviver com o enfrentamento da dor e sofrimento de familiares e pacientes, em situações graves ou de tratamento paliativo. São muitas as situações que, estudar previamente sobre a área, por meio de uma pós-graduação, será decisivo para maior assertividade e segurança neste período da vida profissional”, argumenta a educadora.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) destaca na resolução nº 689 (maio/2021), as recomendações de atuação do nutricionista e as atribuições profissionais. No documento é sugerido ainda, em quais serviços é essencial a atuação do especialista, acompanhe alguns:

- Restaurantes;
- Alimentação coletiva (produção diária de 100 refeições);
- Supervisão da alimentação fornecida por escolas de educação infantil, fundamental e do ensino médio;
- Em hospitais, é necessário um nutricionista responsável para cada 30 leitos de média complexidade ou 15 leitos de alta complexidade;
- Bancos de leite humano e lactários;
- Programas de saúde coletiva como banco de alimentos.

Dicas para empreender na área de nutrição

A coordenadora de pós-graduação em nutrição do Senac EAD explica que é possível empreender na área e destaca a metodologia oferecida pela instituição. Para que isso seja possível, o aprendizado é pautado de modo que o aluno desenvolva um olhar mercadológico da profissão e consiga visualizar oportunidades, ou ainda, elabore um plano de negócio para trabalhar de modo autônomo.

“No caso do nutricionista que fará a gestão do próprio consultório, será preciso definir o local, estudar o público-alvo, canais de comunicação e por fim, como se diferenciará? Vale lembrar que uma pós-graduação representa um importante instrumental para a qualidade técnica deste processo”, pontua.

Lançamentos de pós-graduação em nutrição

Atento a demanda do mercado, o Senac EAD lançou duas novas especializações, na área de nutrição: Nutrição Materno Infantil e Assistência Nutricional ao Paciente com Câncer. Com 360 horas/aula e oferecidas no ambiente exclusivamente virtual, são oportunidades importantes para o profissional que deseja segmentar a área de atuação ou atualizar os conhecimentos, a partir das necessidades do setor.

De acordo com Suzana, a pós-graduação em Nutrição Materno Infantil tem objetivo de preparar especialistas com habilidades específicas no atendimento nutricional especializado de forma individualizada, com humanização e acolhimento. “Os concluintes receberão orientação de como atender casais que desejam engravidar, gestantes lactantes, crianças e adolescentes, nas mais diversas condições clínicas”, detalha.

Além disso, serão ministrados conhecimentos, envolvendo: vegetarianismo e veganismo na nutrição materno-infantil, seletividade e dificuldades alimentares, alergias e intolerâncias alimentares, nutrição no autismo e na síndrome de Down.

Já a especialização em Assistência Nutricional ao Paciente com Câncer foi elaborada para atender à crescente necessidade de conhecimento e assistência qualificada a uma doença que tem impacto importante no cenário de saúde pública do país. Vale lembrar que a patologia é um dos problemas mais complexos que o sistema de saúde brasileiro enfrenta, dada a magnitude epidemiológica, social e econômica.

“O manejo da desnutrição no câncer deve ser baseado em abordagens multidisciplinares, uma vez que os sintomas presentes, decorrentes da doença, trazem inúmeros prejuízos ao estado nutricional, impactam na ingestão alimentar e na vida do doente. Os nutricionistas, dentro desse contexto, têm papel essencial e devem ser envolvidos no cuidado já nos estágios iniciais do diagnóstico oncológico”, conclui a professora.  

Sobre o Senac EAD 

Com mais de 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio. 

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 370 polos presenciais para avaliações. 

Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD. Há também um portfólio diversificado de cursos presenciais que pode ser conferido no portal da instituição.   
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »