MENU

07/01/2023 às 18h16min - Atualizada em 07/01/2023 às 18h16min

Reunião debate coleta exclusiva de vidros em Imperatriz

Encontro com Abrasel discutiu logística e os detalhes da operação de recolhimento na cidade

Léo Costa
Secretaria do Meio Ambiente
Momento em que gestão municipal e Abrasel faziam as tratativas (Foto: Léo Costa)

  
Objetivando ampliar as ações da coleta seletiva em Imperatriz, a Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), Articulação Política (Seap) e da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (06), com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional sul do Maranhão, e da empresa MB Limpeza Urbana, para tratativas sobre a logística da coleta exclusiva de vidros em bares, restaurantes e similares. O encontro ocorreu no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim.

“Foi uma reunião bastante proveitosa onde iniciamos as tratativas sobre o processo de logística para coleta de vidros em nosso município. Todas as ações que impulsionem de alguma forma o reaproveitamento do vidro são bem-vindas e necessárias, pois diminuir a geração do lixo é responsabilidade da sociedade como um todo. O vidro é um material sustentável, produzido com matéria-prima da natureza. Não apresenta perdas em seu processo de reciclagem, apenas benefícios para a cadeia produtiva e para o meio ambiente”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Na próxima semana, cerca de 40 coletores serão adesivados e instalados em locais pontuais para a destinação de garrafas e vidros recicláveis. Os recipientes, com capacidade de 220 litros ou quilos cada um, foram doados pela empresa Suzano Florestal. A exemplo dos demais recicláveis, os vidros coletados serão destinados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), e a coleta realizada pela Superintendência de Limpeza Pública, com a logística da empresa MB Limpeza Urbana.

“Trata-se de mais uma medida importante da Prefeitura de Imperatriz, por meio de ações integradas das secretarias municipais. O descarte incorreto do vidro gera problemas ao meio ambiente e para a limpeza pública da cidade. Já o seu reaproveitamento traz benefícios ecológicos, econômicos e sociais para o município, em especial às famílias que vivem da reciclagem. Além desses benefícios, a coleta exclusiva do vidro também evita riscos aos garis e danos aos equipamentos coletores”, enfatizou o superintendente de Limpeza Pública, ítalo Ramos.
 


O presidente da Regional Sul do Maranhão da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Alessandro Di Minda, informou que além dos procedimentos sobre destinação correta de vidros, a entidade também vem orientando seus associados sobre a coleta dos demais materiais recicláveis.

“Nos bares os trabalhos serão iniciados com quarenta coletores, na parte de vidro, um dos resíduos mais difíceis de ser reciclados em Imperatriz. Além do vidro, estamos também conversando com nossos associados, que também adquiriram tambores para fazer a coleta dos demais resíduos. Nossa ideia é a conscientização dos nossos associados para que em alguns anos tenhamos a maioria deles tratando da destinação correta dos resíduos”, informou Alessandro Di Minda.

De acordo com dados da Compromisso Empresarial Para Reciclagem (Cempre), o Brasil recicla cerca de 47% dos materiais de vidro que são colocados no mercado, porém como afirma a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a reciclagem do vidro não chega a 20% em algumas localidades do país, em relação ao que é produzido e o que é colocado no mercado anualmente. Se bem administrada, a atividade de reciclagem do vidro tem potencial para ser lucrativa e tem poder de geração de empregos, principalmente para as camadas mais carentes da população, cuja renda, muitas vezes, depende da reciclagem. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »