MENU

20/12/2022 às 18h46min - Atualizada em 20/12/2022 às 18h46min

URE de Imperatriz e Programa Ensina Brasil realizam parceria para melhorar Educação da rede estadual

Ascom/UREI
Foto: Divulgação Ascom/UREI
 
Um sonho para todos aqueles que trabalham com a Educação vem sendo realizado pelo Programa Ensinas Brasil, veiculado a ONG do mesmo nome e que tem por objetivo recrutar jovens talentos para atuarem no ensino público em situação de vulnerabilidade social. Ou seja, em escolas com alunos mais carentes e, portanto, mais necessitados de estrutura e conhecimento. 

Atualmente, o Ensina Brasil atua nas cidades de Vitória e Cariacica, no Espírito Santo, Caruaru e Petrolina, em Pernambuco, São Luís, Açailândia, Imperatriz e Alcântara, no Maranhão, Luziânia, em Goiás e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Tanto na rede municipal quanto na rede estadual, o projeto horizontaliza experiências exitosas em sala de aula e com isso, potencializa o surgimento de lideranças através da troca de conhecimento. 

Em parceria com a Unidade Regional de Educação de Imperatriz, o projeto foi implementado em escolas da rede estadual de ensino e tem rendido bons frutos com experiências de vida maravilhosas.

Para Danilo Andrade, tutor pedagógico que atua em Imperatriz, o programa é fundamental para desenvolver lideranças. 

“Desde 2016 com a primeira turma do projeto, até 2021 quando viemos pra São Luís, Açailândia, Alcântara e Imperatriz, o programa busca ter uma continuidade dos “ensinas” para os “alumines’, termo que carinhosamente chamamos nossos colaboradores, que agora poderão escolher em atuar no ensino público, no terceiro setor e no empreendedorismo em geral. Sempre impactando positivamente a Educação”, informou o Tutor Ensina Brasil.

Danilo explica ainda que o “Ensina Brasil” é inspirado em um projeto iniciado há 20 nos EUA e presente em cerca de vinte países, ou seja, esta experiência brasileira não é isolada e pelo contrário, é parte de uma rede global.

Culminância e experiências exitosas
Na última quinta – feira (15) aconteceu o encerramento oficial do projeto do Ensinas, com o encontro “Compartilhando Boas Práticas de Ensino”, reunindo estudantes, professores e gestores de Educação onde foi apresentado as principais experiências exitosas deste ciclo, que possui duração de dois anos. 

A equipe pedagógica da Unidade Regional de Educação, sob firme coordenação do Prof. Antônio de Pádua e da Diretora Regional de Educação, Profa. Suelly Leal, estiveram presentes.

“Nós da URE estamos muito felizes em possibilitar essa parceria com o “Programa Ensina Brasil” que representa um sonho para todos que atuam na Educação, que é o de elevar cada vez mais o nível de atuação dos nossos estudantes em sala de aula, com professores mais assistidos e motivados”, concluiu Profa Suelly. 

O professor atuante do Ensina Brasil, Cristian da Cruz, bacharel e licenciado em História, avalia que o sentido maior do projeto é oxigenar e somar junto as Secretárias de Educação. 

“Nós pegamos muito das experiências de parcerias entre o Estado para transformar a educação brasileira e juntar com a iniciativa privada para somar” , concluiu o jovem professor de 32 anos.

Para saber mais sobre o Projeto Ensina Brasil acesse o site https://www. ensina brasil. org.br 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »