MENU

03/12/2022 às 15h43min - Atualizada em 03/12/2022 às 15h43min

PF deflagra 2ª fase da Operação Ópla

A Operação visa reprimir o trânsito e comércio ilegal de armas de fogo e munições de grosso calibre desviadas de possíveis CACs.

Ascom-PF/MS
Operação foi realizada nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná - Foto: Divulgação/Ascom-PF/MS
  
Campo Grande/MS -
A Polícia Federal deflagrou hoje (03/12) a 2ª fase da Operação Ópla, com o objetivo de reprimir o trânsito e comércio ilegal de armas de fogo e munições de grosso calibre desviadas de possíveis CACs (caçador, atirador e colecionador). As investigações apontam que tais armas estariam registradas em nome de interpostas pessoas (laranjas) para, posteriormente, serem desviadas no interesse de organizações criminosas dedicadas à prática de crimes violentos.

Trata-se de mais um desdobramento das investigações relacionadas à prisão em flagrante realizada no último dia 04/10/2022, que culminou na prisão de um portador de autorização CAC (colecionador, atirador e caçador) e na apreensão de 03 (três) pistolas 9mm, 4 (quatro) fuzis, munições, coletes balísticos com identificações falsas da Polícia Civil, dentre outros materiais.

Dentre as armas apreendidas no dia 04/10/2022 havia 01 (um) fuzil calibre 7,62x51 com numeração raspada. Contudo, exame pericial realizado no armamento revelou a numeração suprimida, o que possibilitou a identificação da real proprietária que, inclusive, é detentora de autorização CAC (colecionador, atirador e caçador) com outras armas registradas em seu acervo, dentre elas 01 (uma) pistola marca Glock, calibre .40 e 01 (uma) pistola Taurus, calibre .45.

A Justiça Estadual expediu 01 (um) mandado de prisão preventiva e 02 (dois) mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos em Campo Grande/MS e Medianeira/PR, resultando na apreensão de R$ 194.300,00 (cento e noventa e quatro mil e trezentos reais) e de 01 pistola Glock, calibre 9mm, equipada com kit rajada.

O nome da operação é de origem grega (όπλα) e significa armas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »