MENU

01/12/2022 às 17h24min - Atualizada em 01/12/2022 às 17h24min

Iniciada campanha Dezembro Vermelho em Imperatriz

Objetivo é intensificar as ações de conscientização e prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

Luana Barros
Ascom
Abertura foi realizada no auditório da UFMA, Campus Centro, na manhã dessa quinta-feira, 01 de dezembro. (Foto: Patrícia Araújo)
 
Com o tema: Informação é a melhor prevenção, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), iniciou a campanha Dezembro Vermelho, nesta quinta-feira (01). Objetivo é intensificar as ações de conscientização e prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Abertura ocorreu no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Centro, e contou com a presença da deputada eleita, Janaina Ramos; do secretário de Saúde, Alcemir Costa; da coordenadora da Atenção Primária, Sormanne Branco; da coordenadora do Programa IST em Imperatriz, Marcela Régia; e do representante da Rede Nacional de Pessoas Positivas em Imperatriz, Artur Nogueira. 

“Hoje quero agradecer a atual gestão, que muito tem melhorado e contribuído com a qualidade de vida das pessoas que vivem e convivem com o HIV. São perceptíveis os muitos investimentos e melhorias realizadas no programa municipal, como a ampliação de profissionais que possibilitou o atendimento de mais pacientes, não só de Imperatriz, mas de toda a região”, afirmou Artur Nogueira.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Alcemir Costa, falou sobre a importância de se divulgar informações e combater o preconceito. “É papel de todos nós combater o preconceito e divulgar informações sobre prevenção. Em Imperatriz, a Prefeitura mantém o Programa Municipal IST/HIV/AIDS, que funciona no prédio do Complexo de Saúde do Parque Anhanguera. Lá temos uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social, farmacêuticos e bioquímicos, que realizam um excelente trabalho. Os testes rápidos são realizados em todas as unidades da Atenção Básica, mas é no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera que funciona o programa e onde são realizados exames sobre a carga viral e sistema imunológico dos pacientes e entrega dos medicamentos, de forma constante”. 

A primeira-dama de Imperatriz e deputada eleita, Janaina Ramos, informou que este é um momento de falar sobre conscientização e da necessidade de ofertar a melhor assistência em saúde possível aos pacientes. “01 de dezembro é o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. É nosso dever conscientizar e falar sobre prevenção. Estou muito satisfeita em  ouvir o relato do Artur, que representa a rede, que demonstrou que os pacientes estão sendo bem acolhidos e recebendo toda a assistência necessária, com qualidade. A atual gestão municipal tem trabalhado muito, desde 2017, para sempre fazer o melhor nas políticas públicas, chegando de fato a quem necessita. Parabenizo a coordenação, toda a equipe e ao secretário Alcemir, pelo trabalho que tem desenvolvido, isso é mérito não apenas do prefeito Assis Ramos, mas de todos vocês. Quem ganha é a população e todos que utilizam do Sistema Único de Saúde”. 

Dados
Em Imperatriz, são 871 Casos de HIV notificados no SINAN entre 2017 até outubro de 2022, e 2755 pessoas em tratamento em Imperatriz e região. São 1437 pessoas em tratamento residentes de Imperatriz até outubro de 2022, e 105 pessoas residentes morreram com causa base de AIDS entre 2018 a outubro de 2022.

Atividades da campanha
02/12 – Blitz no Calçadão
07/12 – Ação na Casa do Idoso Feliz
08/12 – Palestra e testagem no Armazém Paraíba
09/12 – Palestra e testagem na Polícia Militar
13/12 – Palestra e testagem Armazém Paraíba
14/12 – Ação no presídio Itamar Guará e panfletagem noturna na Av. Beira Rio
15/12 – Palestra HMI/Socorrão
16/12 – Amostra e panfletagem no Imperial Shopping 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »