MENU

17/11/2022 às 17h22min - Atualizada em 17/11/2022 às 17h22min

Cinema e aulão de reggae no Mês da Consciência Negra

A programação, fruto da parceria do Centro Cultural Tatajuba e NEAI/UEMASUL, é gratuita e acontecerá entre 19 e 22 de novembro

Da Assessoria
Foto: Divulgação
 
Novembro é o Mês da Consciência Negra e o Centro Cultural Tatajuba, em parceria com o Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas - NEAI/UEMASUL, promoverá uma programação especial para valorizar a cultura negra, com filmes e reggae. No dia 19 de novembro, às 9h30, o Centro Cultural Tatajuba, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, oferece um Aulão de Reggae, para 50 pessoas, a partir de 16 anos. E nos dias 21, 22 e 23 de novembro, exibe cinco produções de cinemas negros e africanos. As sessões de cinema serão realizadas no auditório da UEMASUL e no galpão do Tatajuba. Toda a programação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

As atividades que celebram o Mês da Consciência Negra foram programadas a partir das manifestações maranhenses, fortemente influenciadas pelos povos africanos que vieram para este continente. Popularmente chamado de a “Jamaica Brasileira”, o Maranhão deu novas características ao ritmo e criou o jeito maranhense de dançar, que será abordado no aulão de reggae. O encontro será ministrado pelos professores Neuma Cristina dos Santos e Aldo dos Santos, que, por iniciativa própria, buscam manter a cultura regueira viva, promovendo aulas e festas, e participando de concursos e eventos pelo estado.

Cinemas negros e africanos
A Mostra de Cinemas Negros e Africanos apresenta quatro obras brasileiras que marcam o início dos cinemas negros no país, até produções atuais de jovens cineastas. Além dos filmes brasileiros, da África, será exibido Timbuktu, um filme do Mali, que aborda aspectos do cotidiano da região. Os filmes, em sua maior parte, têm a classificação livre para todos os públicos. A curadoria foi realizada pela jornalista e pesquisadora de cinemas negros, Elaine do Carmo, em conjunto com a professora Maristane Sauimbo, coordenadora do Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas – NEAI, da UEMASUL.

“Esta é a segunda parceria artística do Centro Cultural Tatajuba com o NEAI/UEMASUL. Estamos unindo esforços para valorizar a cultura local, pensando nas próximas gerações. Desejamos que os jovens cresçam conhecendo e valorizando a grandiosidade de suas origens, fortemente marcadas pelas culturas vindas do continente africano”, comenta Solanda Steckelberg, idealizadora do Centro Cultural Tatajuba.

Centro Cultural Tatajuba
O Centro Cultural Tatajuba é um espaço criado para incentivar a formação artística e dar visibilidade à produção cultural de Imperatriz. Oferece uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, música, artes cênicas, fotografia, feira de livros e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. O Centro Cultural Tatajuba conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é realizado pelo Instituto Morada Vivas, Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

SERVIÇO
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - TATAJUBA NEAI/UEMASUL

AULÃO DE REGGAE 

Data: 19 de novembro/2022
Horário: 9h30 às 11h30 (2 horas)
Público: 50 vagas (a partir de 16 anos) – por ordem de chegada
Instrutores: Neuma Cristina dos Santos e Aldo dos Santos
Local: Centro Cultural Tatajuba (Av. Getúlio Vargas, 1665 - Centro)
Evento Gratuito

MOSTRA DE CINEMA NEGRO E AFRICANO 
21, 22, 23 de novembro/2022 - Evento Gratuito
Sessão Diáspora
Data: 21 de novembro, às 19h
Local: Auditório UEMASUL (R. Godofredo Viana, 1300 - Centro)
Filmes:
Alma no Olho – Zózimo Bulbul - Brasil, 1973, 11 min.
NoirBLUE – les déplacements d’une danse - Ana Pi - Brasil/África, 2018, 27 min. Classificação: livre

Sessão Gerações Negras Brasileiras 
Data: 22 de novembro, às 19h
Local: Centro Cultural Tatajuba (Av. Getúlio Vargas, 1665 - Centro)
Filmes:
Impermeável Pavio Curto - Higor Gomes - Brasil, 2018, 20 min.
’O Dia de Jerusa’ - Viviane Ferreira - Brasil, 2014, 20 min

Classificação: livre
Sessão: Jovem Protagonista e a Fé 
Data: 23 de novembro, às 19h
Local: Centro Cultural Tatajuba (Av. Getúlio Vargas, 1665 - Centro)
Filme: Timbuktu - Abderrahmane Sissako Mali, 2014, 96 min
Classificação: 12 anos

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »