MENU

04/10/2022 às 09h45min - Atualizada em 04/10/2022 às 09h45min

“Proteína: a menina dos olhos na Nutrição”

Ludmila Pereira de Araujo Souza *

A verdadeira menina dos olhos na Nutrição, a proteína é considerada o macronutriente mais nobre. E isso é explicado até pela origem do seu nome: do grego, “proteios” significa importância primária, ou seja, prioridade.

Mas o que fazem as proteínas que as tornam tão importantes assim? Elas são responsáveis pela construção e reparo dos tecidos, produção de enzimas, hormônios e outras substâncias químicas. É ainda um componente de ossos, músculos, cartilagens, pele e sangue.

De forma bem prática para que você, caro leitor, entenda: ela é encarregada de formar todo nosso corpo. Unhas e cabelos são constituídos principalmente pelas proteínas. Cicatrização tem seu processo otimizado com aporte protéico adequado. Músculos são construídos auxiliados por suplementação desse nutriente. Alem de muitas e muitas outras funções...

Atualmente, na forma de “whey protein” – que nada mais é do que proteína do soro do leite – essa versão protéica tem tomado conta da vida das pessoas. Queridinha entre a galera fitness, essa turma passeia com suas shakeiras cheias da “poção mágica” em busca do auxílio – aliado ao exercício físico – para o corpo sarado, cheio de músculos e até do emagrecimento.

Falei em emagrecer? Sim, isso mesmo. Sabe-se que para o processo de perda de peso, as proteínas exercem papel importantíssimo, já que elas têm o poder de retardar o esvaziamento gástrico (que é passagem do alimento do estômago para o intestino), gerando assim saciedade por mais tempo, favorecendo o processo de emagrecimento.

Além do já citado “whey protein”, pode-se encontrar proteína também nas carnes de um modo geral (sejam elas vermelhas ou brancas), nos ovos, leite e derivados, bem como também nos cereais (arroz, milho e trigo) e leguminosas (feijão, fava, lentilha, soja e grão de bico).

Apesar de todos os benefícios falados aqui, vale ressaltar que o consumo exagerado e indiscriminado de proteínas, principalmente advinda de fontes isoladas como o citado whey, pode trazer malefícios à saúde, principalmente relacionado a doenças dos rins, podendo ocasionar um dano renal grave e até irreversível.

Então, que possamos parcimoniosamente aproveitar da melhor forma o que esse super nutriente tem para nos oferecer. A menina dos olhos na Nutrição pode e também deve ser a menina dos olhos para a nossa saúde e para a nossa vida.

________________________________________________________________________________________________
* Ludmila Pereira de Araujo Souza é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri - Email: [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »