MENU

19/08/2022 às 19h39min - Atualizada em 19/08/2022 às 19h39min

SEMU e Polícia Civil promovem Corrida de Combate ao Feminicídio na Região Tocantina

Da Assessoria
Foto: Assessoria/SEMU
 
Encerrando a programação da Semana de Combate ao Feminicídio na Região Tocantina, a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), em parceria com a Polícia Civil do Maranhão, realizará a I Corrida de Combate ao Feminicídio da região, com o tema “Pelo Direito de Viver”. O ato pretende alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher no Maranhão, divulgando toda a rede de apoio e os meios para ter acesso.

A ação faz alusão ao “Agosto Lilás” - mês de enfrentamento e combate à violência contra mulheres - e, também, ao dia 7 de agosto, data que marca os 16 anos da Lei Maria da Penha - que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres em todo o Brasil.

Percurso e premiação 
A largada será às 6h deste domingo, 21, na Casa da Mulher Maranhense, na Avenida São Sebastião, s/n, bairro Vila Nova em Imperatriz. O percurso da corrida será de 5 km e haverá premiação em três categorias diferentes, seguindo cada faixa etária. Os inscritos formais concorrerão às premiações, mas todos podem participar para contribuir com o andamento do percurso.
Casa da Mulher Maranhense

A Casa da Mulher Maranhense é um importante instrumento da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), criado para atender as vítimas de violência doméstica na região. O espaço oferece para as mulheres em situação de violência acolhimento e atendimento especializado. Em dois anos de funcionamento, mais de 5 mil mulheres já foram atendidas.

A instituição é a primeira casa no Brasil, fora de uma capital, construída e mantida com recursos estaduais, reunindo serviços como: acolhimento, triagem, atendimento psicossocial, Patrulha Maria da Penha, Delegacia Especializada, Vara Especializada da Mulher, Promotoria, Defensoria Pública e Ministério Público, em um único lugar. 

I Semana de Combate ao Feminicídio na Região Tocantina
Como resultado da Lei nº 13.104, de março de 2015, a Polícia Civil do Maranhão promove entre os dias 15 e 21 de agosto, a Primeira Semana de Combate ao Feminicídio a Região Tocantina, com o tema “Pelo Direito de Viver”. O evento pretende incentivar o diálogo e a conscientização de homens e mulheres para o combate à violência doméstica e o feminicídio nas cidades de Imperatriz, Açailândia, Estreito e Balsas.

O projeto é de autoria do Departamento de Feminicídio do Maranhão e tem o apoio da Delegacia Geral de Polícia Civil, além de parceria com a Coordenadoria das Delegacias da Mulher do Estado e demais órgãos públicos que trabalham em defesa dessa causa na Região Tocantina. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »