MENU

28/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 28/10/2020 às 00h00min

SESI Capacitar chega a Imperatriz e oferta capacitação profissional a trabalhadores da indústria

Projeto disponibiliza gratuitamente formação continuada e tem foco no industriário e nas micro e pequenas empresas. A iniciativa faz parte do Avança Maranhão

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
O público-alvo são trabalhadores da indústria em pleno exercício de suas funções e trabalhadores em busca de recolocação no mercado de trabalho - Fotos: Divulgação
O Serviço Social da Indústria (SESI-MA), entidade do Sistema FIEMA, tem desenvolvido uma série de ações com o objetivo de auxiliar as empresas industriais e os industriários, desde o início da pandemia da COVID-19, a fim de apoiar e auxiliar as empresas no enfrentamento da crise sanitária. 

 Na noite da segunda-feira (26), a entidade realizou em Imperatriz, a aula inaugural do Programa “SESI Capacitar”, voltado para o trabalhador da indústria 4.0, que tem como objetivo ofertar formação continuada presencial, estruturada em quatro eixos de aprendizagem, propiciando atualização profissional e oportunidade de autodesenvolvimento.

 O público-alvo são trabalhadores da indústria em pleno exercício de suas funções e trabalhadores em busca de recolocação no mercado de trabalho. O projeto que já foi lançado também em São Luís, será executado nos meses de outubro a dezembro/20.  

 “A iniciativa faz parte das ações do SESI dentro do programa Avança Maranhão lançado recentemente pelo Sistema FIEMA e demais entidades empresariais”, destaca o superintendente regional do SESI, Diogo Lima.

 EDUCAÇÃO
O SESI Capacitar é estruturado por uma trilha de aprendizagem, a qual é organizada por eixos e módulos, com carga horária total de 184hs. O programa será desenvolvido com atividades presenciais pela equipe do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade também do Sistema FIEMA. As matrículas são realizadas na trilha completa.

 Os eixos de aprendizagem incluem módulos como: comunicação escrita (24h), matemática básica (24h), fundamentos da TI com Windows (20h), fundamento do Office Word (20h), fundamento do Office Excel (20h), Internet (20h), planejamento estratégico e rotinas administrativas (24h), gestão de recursos humanos (4h), gestão de projetos (4h), competências socioemocionais (4h), marketing pessoal (12h), ética e postura organizacional (4h), entrevista: roteiros e direcionamentos (4h).  As atividades do projeto acontecerão na Escola SESI Marly Sarney (Imperatriz). São disponibilizadas nessa etapa 25 vagas para Imperatriz. Os módulos serão desenvolvidos nos espaços das escolas do SESI no turno noturno, totalmente gratuito.

 O vigilante Wandson Araújo, conta que concluiu o Educação de Jovens e Adultos e aproveitou a oportunidade para se qualificar. “Pretendo continuar estudando e me preparando para o mercado. Aproveitar esse momento para ir em busca de conhecimento e me destacar frente as novas possibilidades”.

 Desempregada há cerca de 8 meses devido a pandemia, a auxiliar administrativo, Rebeca Brito, busca recolocação no mercado e viu na oportunidade um bom momento de se preparar para possíveis vagas. “Oportunidades de aprendizado e qualificação sempre são bem-vindos. Para quem perdeu o emprego então, é uma iniciativa super válida, por nos preparar para as vagas que devem surgir”. 

 Presente na aula inaugural do projeto, a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar ressaltou a relevância da iniciativa e agradeceu a participação dos alunos. “Esta é uma ação que vem a somar com as empresas e seus trabalhadores frente à pandemia. Entendemos que esse é um momento importante para que as pessoas busquem por qualificação e aproveitem as possibilidades do mercado e os alunos estão de parabéns por entenderem que é com conhecimento que vem as boas oportunidades ”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »