MENU

14/07/2022 às 22h24min - Atualizada em 14/07/2022 às 22h24min

PRF apreende 30 m³ de madeira sendo transportados ilegalmente, em Itaituba

Fonte PRF
Foto: Divulgação/PRF
 
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 30 m³ de madeira sendo transportados ilegalmente, durante fiscalização no km 672 da BR-163, no município de Itaituba (PA).

Por voltas das 18h30, em abordagem a um caminhão modelo Volvo, a equipe constatou que o veículo realizava o transporte de madeira serrada da espécie Ipê Amarela de forma irregular, nas partes externas e acima do batente de proteção.

Ao solicitar os documentos e a nota fiscal da carga, o condutor apresentou documentos de transporte divergente do declarado na Guia Florestal, caracterizando assim o crime ambiental de transporte ilegal de madeira.

Diante dos fatos, o homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), se comprometendo a comparecer em juízo quando solicitado, sendo liberado posteriormente. A carga e o veículo foram apreendidos e encaminhados ao órgão ambiental responsável, para a realização das medidas cabíveis.

Segundo o artigo 46 da lei 9605/98, é crime transportar madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente.

Com uma dureza alta e excelente densidade, a madeira das espécies de Ipê pode ser empregada na fabricação de instrumentos musicais, em portas e janelas, para a fabricação de pisos de madeira variados, entre outros mais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »