MENU

05/07/2022 às 19h05min - Atualizada em 05/07/2022 às 19h05min

Estudante da UFMA é contemplada com uma bolsa de intercâmbio pela Embaixada Francesa no Brasil

Carlos Alcântara
UFMA
Foto: Divulgação
A UFMA continua ganhando projeção internacional por meio do sucesso da comunidade acadêmica, que pode ser vista pela conquista da discente do curso de Letras-Francês Juliana Pacheco, aprovada no processo seletivo de intercâmbio para assistentes de língua portuguesa na França, promovido pelo Consulado Francês no Brasil. A discente também está promovendo campanhas para arrecadar fundos para a viagem que a levará para a Guiana Francesa.

O projeto recruta discentes das licenciaturas em Letras com habilitação em Língua Francesa em todo o país, em que nesta edição selecionou 33 estudantes de graduação de todo o país para auxiliar professores no ensino de cultura e língua estrangeira – neste caso o português do Brasil – em escolas de nível secundário, o que corresponde ao ensino fundamental II e ensino médio, de acordo com a faixa etária dos alunos. A estudante é a terceira contemplada na história do curso de Letras-Francês da UFMA.

Juliana contou que o processo seletivo foi iniciado em dezembro de 2021, com quatro etapas, entre elas, entrevistas do consulado e de professores da Universidade, para atestar as habilidades de fala e escuta da língua francesa; e a escrita de um dossiê pessoal de doze páginas, apreciado por uma das suas professoras na UFMA. Um dos requisitos é estar na fase final da graduação e possuir menos de 30 anos. Nas atribuições do período de intercâmbio, a discente explicou que além de auxiliar o professor-regente e ministrar aulas, também poderá compartilhar a cultura maranhense aos franco-guianenses.

“Me sinto muito feliz e honrada, depois de quatro anos de trabalho e esforço, atuando na universidade no tripé ensino, pesquisa e extensão, tentando pleitear essa bolsa e conseguindo, é uma forma de ver que vale muita a pena toda a minha dedicação. Estar em uma imersão na língua francesa é uma oportunidade e tanto, seja no campo pessoal, seja profissional, e vai me trazer muitas bênçãos, porque depois quero mestrado e doutorado”, afirmou a discente, que esteve se preparando para o seletivo desde o início da graduação.

A estudante receberá auxílio financeiro do consulado durante a experiência, de sete meses de duração. Contudo, mesmo com todo o planejamento financeiro, ainda precisa de ajuda para conseguir custear outras despesas, por isso levantou uma campanha de arrecadação e uma rifa – com pontos disponíveis a partir de hoje, 5 – para angariar mais fundos. O sorteio da campanha, com sete prêmios, será feito em agosto, no perfil da discente no Instagram. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »