MENU

28/03/2022 às 21h32min - Atualizada em 28/03/2022 às 21h32min

ASTT de Araguaína altera sentido de vias para melhorar trânsito da cidade

Mudanças em ruas do Centro e outros bairros vão evitar congestionamento em horários de maior movimento e facilitar a passagem de pedestres

AscomAraguaína/Adriana Santana
A primeira mudança será nesta quarta-feira, 30, nos cruzamentos da Avenida Tocantins - Foto: AscomAraguaína/Marcos Sandes
 
A Prefeitura de Araguaína, por meio da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), segue promovendo ações para garantir um trânsito mais seguro. Nos próximos dias, a agência iniciará a alteração de sentido em ruas do Centro e em outros bairros da cidade, melhorando o tráfego de veículos e a passagem de pedestres.

No Centro, haverá alterações de conversões nos cruzamentos entre a Rua Ademar Vicente Ferreira com a Avenida Tocantins; e a Rua Sadoc Correia com a Avenida Tocantins. No Setor Alaska, haverá nova sinalização entre as ruas Dom Bosco e Ademar Vicente Ferreira. Já no Setor Maracanã, a mudança é no cruzamento entre as avenidas Perimetral e Itamarati.

“Serão alterações na proibição de conversões em ruas. Com isso, vamos reduzir o tempo de espera no semáforo e melhoramos também a fluidez do trânsito”, afirmou o diretor do Departamento de Engenharia e Planejamento da ASTT, Antônio Ferraz Júnior.

As mudanças fazem parte do Plano Central do Município. Para orientar e alertar a população sobre as mudanças, a partir desta semana, ações educativas serão realizadas nos trechos alterados.

De olho na conversão
“A alteração das permissões vai conservar o movimento à direita em vias que têm duas mãos. Os semáforos dos sentidos opostos vão abrir ao mesmo tempo e, desta maneira, o motorista não poderá dobrar a esquerda. Para seguir para o destino desejado, o motorista deverá dar a volta no quarteirão ou utilizar outra via”, explicou o diretor.

A primeira mudança será nesta quarta-feira, 30, nos cruzamentos da Avenida Tocantins, no perímetro do Hospital Regional de Araguaína, no Centro. Na via, quem conduz no sentido da Rua 15 de Novembro só poderá seguir reto e será proibido virar à esquerda na Rua Sadoc Correia. Já quem segue em direção a Marginal Neblina, não poderá virar à esquerda na Rua Ademar Vicente Ferreira. Os movimentos permitidos das ruas Sadoc Correia e Ademar Vicente Ferreira permanecem inalterados.

A próxima alteração será no dia 4 de abril, na região norte de Araguaína. O motorista que trafegar pela Avenida Perimetral no sentido Maracanã e também no sentido Vila Goiás, só poderá seguir em frente ou virar à direita. Quem estiver na Avenida Itamarati no sentido Maracanã e também no sentido Vila Norte, terá a opção de seguir em frente ou virar à direita.

A terceira e última mudança já programada será no dia 11 de abril, no Setor Alaska. Quem trafega na Rua Dom Bosco em direção à Margina Neblina somente deverá seguir reto no cruzamento com a Rua Ademar Vicente Ferreira, e quem vai sentido Avenida Dom Emanuel poderá seguir reto ou virar à direita na Rua Ademar Vicente Ferreira.

Mais sinalização
A Prefeitura de Araguaína investe em mobilidade urbana, acessibilidade e segurança no trânsito por toda a cidade, seja com sinalização, redutor de velocidade, construção de calçadas, ciclovias até o redirecionamento de ruas de grande fluxo ou que ofereçam risco ao condutor ou pedestre.

Em 2021, o Município implantou 16.700 metros quadrados de sinalização horizontal como pinturas de lombadas, garagens e linhas de bordo (laterais) em mais de 50 ruas. As principais vias beneficiadas foram a Avenida Filadélfia, José de Brito, Castelo Branco, Treze de Maio, Santos Dumont e Rua Dois de Julho, próximo a escolas municipais e estacionamento central.  Além das rotatórias do Setor Araguaína Sul, na divisa do Recanto do Lago com o Santa Mônica e da Rua Ademar Vicente Ferreira com a Avenida C.

Bairros que receberam obras de infraestrutura como a pavimentação asfáltica e drenagem, também foram contemplados. Nos setores Morada do Sol 3, Ana Maria, Itaipu, Tocantins e Jardim Vitória foram implantados 6.480 metros quadrados de novas sinalizações e 538 placas. Ao longo do ano, por toda a cidade foram implantadas 559 placas e ainda a mudança de sentido nas ruas Dom Orione e Aquiles de Pina.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »