MENU

02/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 02/10/2020 às 00h00min

Programa Suzano de Educação realiza encontro virtual com a temática da inclusão da pessoa surda no ambiente escolar 

Assessoria de imprensa da Suzano
Café com Libras: o evento virtual promoveu um intercâmbio entre escolas do estado do Maranhão e Bahia - Foto: Divulgação

O mês de setembro é marcado por duas datas importantes: Dia Internacional da Língua de Sinais e Dia Nacional dos Surdos. Nesse período diversas atividades são promovidas com o intuito de valorizar a comunidade surda e conscientizar a população sobre a necessidade de promover a inclusão social. Nesse cenário de inclusão, a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, realizou, na tarde da última sexta-feira (25), por meio do Programa Suzano de Educação (PSE), a live ”Café com Libras: comunidade surda em foco”, encontro virtual que promoveu um intercâmbio entre os municípios de Imperatriz (MA) e Mucuri (BA). 

As duas cidades se conectaram para construir esse momento e compartilhar um pouco sobre as lutas e conquistas da comunidade surda. A iniciativa proporcionou uma conversa sobre as ações importantes promovidas pelas secretarias municipais de educação desses dois municípios, em prol dos alunos surdos, bem como a promoção do crescimento profissional, maior inserção e a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. A live contou com a participação de membros das comunidades surdas, que incluem famílias de pessoas surdas, gestores, professores, colaboradores da empresa e intérpretes de língua de sinais.  

Maria Ivanilde Oliveira dos Santos é gestora da 1ª escola municipal bilíngue para surdos do estado do Maranhão, localizada em Imperatriz, e que atende toda a Região Tocantina. Ela comemora a iniciativa ressaltando a importância da troca de experiências para o fortalecimento dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. “As discussões com o objetivo de mostrar os trabalhos com a Comunidade Surda são de fundamental importância, pois aprendemos com a experiência do outro. Disponibilizar esse espaço de discussão sobre essa temática é fundamental, pois podemos compartilhar experiências positivas com pessoas, possibilitando assim, melhorar o conhecimento sobre a temática em foco”, destaca a gestora. 

A coordenadora pedagógica Elisandra Lima, da escola municipal de educação bilíngue para surdo no município de Imperatriz (Professor Telasco Pereira Filho), também ressaltou a relevância do encontro virtual. “É de fundamental importância dar visibilidade a essa comunidade surda e a sociedade em geral conhecer aspectos inerentes à educação desse público. Essa live foi uma excelente inciativa que só vem a somar e ampliar as discussões sobre a comunidade surda e a educação bilíngue. Agradecemos a iniciativa e espaço para expor experiências com a educação de surdos no nosso município”, ressalta Elisandra.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...