MENU

23/01/2022 às 18h44min - Atualizada em 23/01/2022 às 18h44min

Polícia Civil prende presidente da Câmara dos Vereadores de Paracuru suspeito de estelionato e lavagem de dinheiro

Ascom PC-CE
Foto: Divulgação-Ascom PC-CE
  
Paracuru/CE - Uma ação investigativa da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou na prisão por força de um mandado de prisão preventiva do vereador da cidade de Paracuru, José Carlos Venâncio Júnior, de 31 anos, que já possui antecedentes criminais por estelionato, tendo sido investigado pela PC-CE e pela Polícia Federal. O homem atualmente preside a Câmara dos Vereadores da cidade. Ele é suspeito de praticar um golpe contra uma idosa de 70 anos causando um prejuízo à vítima de R$ 150 mil. A ação é mais uma investigação rotineira contra crimes cibernéticos realizada pela PC-CE.

José Carlos Venâncio Júnior foi preso quando trafegava em seu veículo na entrada do município de Caucaia. O veículo que ele se encontrava foi apreendido, bem como outro carro utilizado por ele. Os policiais civis cumpriram ainda cinco mandados de busca e apreensão, sendo dois em Fortaleza e três em outras cidades do Estado, em endereços ligados ao suspeito. Além das apreensões dos veículos, foi realizado o bloqueio de uma expressiva quantia em dinheiro ligada ao vereador, conforme decisão judicial.

Após a captura de Carlos Júnior, a Polícia Civil mantém as investigações no sentido de identificar outros partícipes da atividade criminosa, bem como, localizar outras vítimas do investigado, no Ceará e fora do Estado.

O crime

As investigações desenvolvidas pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) com o apoio do Departamento de Inteligência (DIP) da PC-CE indicaram que o suspeito aplicou um golpe contra uma idosa de 70 anos, causando um prejuízo de R$ 150 mil. As investigações indicaram ainda que o suspeito utilizou-se de engenharia social para conseguir acesso aos dados bancários da vítima, e dessa forma, efetuar pagamentos, transferências e adquirir empréstimos em nome da idosa.

O que é a engenharia social?

Engenharia social é uma técnica empregada por criminosos virtuais para induzir usuários desavisados a enviar dados confidenciais, infectar seus computadores com malware ou abrir links para sites infectados.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »