MENU

25/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 25/09/2020 às 00h00min

Secretários de Meio Ambiente da Amazônia discutem sobre o fortalecimento das cadeias produtivas da biodiversidade

A Estratégia Tocantins 20-40 é apresentada como uma das iniciativas de fortalecimentos das cadeias produtivas

Thuanny Vieira/Governo do Tocantins
Secretário Renato Jayme participa da Câmara Setorial de Meio Ambiente do 21º Fórum de Governadores - Foto: Acervo Semarh
Secretários Meio Ambiente e representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Brasileira, participaram nesta quarta-feira, 23, da reunião da Câmara Setorial de Meio Ambiente do 21º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. O encontro aconteceu em ambiente virtual devido a pandemia do novo Coronavírus. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jayme participou da reunião e apresentou as iniciativas do Tocantins para o fortalecimento das cadeias produtivas da biodiversidade.

Na ocasião foi discutido o projeto prioritário da Câmara que é o Fortalecimento de Cadeias Produtivas da Biodiversidade, associado à prevenção e combate ao desmatamento, que durante a reunião decidiram nomeá-lo de programa, já que abarca vários componentes que possuem o mesmo propósito. O programa tem como objetivo aumentar a renda da população amazônica, bem como reduzir o desmatamento por meio do desenvolvimento de cadeias da sociobiodiversidade.

O secretário Renato Jayme apresentou a estratégia Tocantins 20-40, que prevê em suas ações o fortalecimento das cadeias produtivas. “A Tocantins 20-40 é uma iniciativa de desenvolvimento econômico para um Estado competitivo e sustentável, baseada nos pilares da economia, ambiental, social e da infraestrutura e que englobam ações que promovem o fortalecimento das cadeias produtivas da biodiversidade”.

O Programa deverá ser apresentado em Assembleia Geral aos governadores no próximo dia 29. O coordenador da reunião Eduardo Tavares do Amapá solicitou aos secretários que escolhessem um ponto focal de cada estado para trabalharem na apresentação do Programa.

21º Fórum dos Governadores da Amazônia
O 21° Fórum do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal começou nesta terça-feira, 22, e segue nos dias 23, 24 e 29 debatendo assuntos sobre o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região Amazônica.

O Fórum, além da Câmara Setorial de Meio Ambiente é constituído por câmaras setoriais de Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura, Tecnologia e Comunicação. O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008 e tem como objetivo a discussão de soluções comuns para o desenvolvimento sustentável da região.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »