MENU

01/01/2022 às 09h24min - Atualizada em 01/01/2022 às 09h24min

Pancreatite aguda: quando suspeitar dos sintomas?

Neste episódio a gastroenterologista Dra. Maira Marzinotto dá mais detalhes sobre o assunto

DR. AJUDA / Dra. Maira Marzinotto
Brasil 61

  
Você sabe reconhecer os sintomas de pancreatite? Neste episódio a gastroenterologista Dra. Maira Marzinotto dá mais detalhes sobre o assunto.

A pancreatite é uma doença potencialmente muito grave e que, se não tratada adequadamente, pode levar à morte. Os sintomas iniciais são: dor abdominal, náuseas e vômitos.

Quando você deve suspeitar que sua dor de barriga pode se tratar de uma pancreatite aguda?

O pâncreas possui duas funções principais, a primeira é produzir hormônios como insulina e glucagon, que são responsáveis pelo controle da glicose no sangue.

Quando ocorre um desbalanço na produção desses hormônios, podem surgir doenças como diabetes. A segunda é a função digestiva, que é responsável por produzir enzimas digestivas para digerir os alimentos que comemos. Se acontece uma infecção no pâncreas e essas enzimas não chegam ao intestino e ficam presas no pâncreas, elas começam a digerir o próprio órgão, esse processo chama-se pancreatite aguda. Muitas vezes esse processo inicia na região pancreática, mas pode atingir outros órgãos como por exemplo o pulmão e os rins.

Sintomas

  • Dor no abdome superior de forte intensidade (pode ocorrer dor para os lados e para as costas também e não melhora com analgésicos comuns).
  • Distensão abdominal
  • Icterícia 
  • Falta de ar

Fatores de risco

  • Pedra na vesícula (principal causa de pancreatite aguda)
  • Álcool 
  • Tabagismo

Existem muitas outras causas para a pancreatite aguda, portanto se você apresenta algum desses sintomas citados acima procure um médico.

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda. 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »