MENU

28/11/2021 às 11h19min - Atualizada em 28/11/2021 às 11h19min

Governo promove Saúde na Praça e outras ações em Presidente Dutra

Michel Sousa
SES-MA
Programa Saúde na Praça beneficiou moradores de Presidente Dutra com procedimentos médicos básicos e triagens para cirurgias. (Foto: Márcio Sampaio)
  
Os moradores de Presidente Dutra e cidades vizinhas participaram da edição dobrada do programa Saúde na Praça, ação promovida meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), neste sábado (27). As atividades simultâneas na Praça São Sebastião e no Hospital Municipal Dr. Adrian Berrospi Trinidad garantiram atendimento preventivo e triagem cirúrgica.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou os atendimentos na cidade de Presidente Dutra. “Essa é uma ação pensada para concentrar vários serviços de saúde e beneficiar a população, que precisou aguardar até que a pandemia estivesse controlada para retomarmos os atendimentos que não são de urgência, mas que ainda assim são importantes”, destacou.

O Saúde na Praça ofertou aferição de pressão e glicemia, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), avaliação nutricional, vacinação contra Covid-19, avaliação odontológica, preventivo (Papanicolau), testes rápidos (HIV/Aids, hepatites, sífilis, Covid-19), atendimento social e psicológico.

Além disso, a Secretaria também ofereceu triagem para cirurgias oftalmológicas (catarata, pterígio e retina) gerais, urológicas e ortopédicas, que serão realizadas no Hospital Macrorregional de Presidente Dutra.

"Mais uma vez a SES, através do programa Saúde na Praça, leva diversos serviços à população, contribuindo cada vez mais para o fortalecimento da nossa rede de saúde pública", ressaltou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande.

Cadeira de rodas

Neste sábado (27), crianças, adultos e idosos com problemas de neurodesenvolvimento ou algum tipo de deficiência motora foram contemplados com a entrega de 158 cadeiras de rodas. A ação da Secretaria de Estado da Saúde beneficiou pessoas de 13 municípios da Regional de Saúde de Presidente Dutra.  

O aposentado Teodorico Ferreira Silva, 57 anos, foi um dos contemplados. Emocionado, ele contou que esperava por essa oportunidade. "Estou muito feliz. Faz anos que eu tava precisando, porque a cadeira antiga estava toda amarrada", contou.

"Temos escutado as necessidades da população e hoje é um dia de muita felicidade, pois estamos realizando a maior entrega de cadeira de rodas da história da Secretaria de Estado da Saúde. São 158 cadeiras entregues para a região, que demonstram nosso cuidado pelas pessoas, e essa tem sido a marca da nossa gestão", revelou Carlos Lula.

Ressonância magnética

Durante a viagem a Presidente Dutra, o secretário Carlos Lula também anunciou o novo serviço de ressonância magnética. Aparelho permite a capacitação detalhada de imagens de tecidos e órgãos. "É fundamental que nós possamos continuar o plano de investimento para melhorar os serviços prestados pelo Governo do Estado na região. Aqui em Presidente Dutra, entregamos uma nova estrutura de ressonância que começa a funcionar na primeira semana de dezembro”, informou o secretário.

Para o presidente da EMSERH, o anúncio é motivo de comemoração. “É um dia de festa, pois o secretário Carlos Lula anunciou que vamos ampliar nosso serviço de exames de imagem com a entrega de uma máquina de ressonância magnética que vai atender os pacientes do nosso Socorrão em Presidente Dutra, assim como os pacientes referenciados nos hospitais da região que são da gestão do Governo do Estado", disse Marcos Grande.


 1  Programa Saúde na Praça beneficiou moradores de Presidente Dutra com procedimentos médicos básicos e triagens para cirurgias.  O secretário Carlos Lula em Presidente Dutra, acompanhando os atendimentos do Saúde na Praça.  Nova estrutura de ressonância magnética entregue ao município de Presidente Dutra. (Fotos: Márcio Sampaio)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »