MENU

13/11/2021 às 11h30min - Atualizada em 13/11/2021 às 11h30min

Mundo SENAI: um universo de possibilidades para estudantes e profissionais conhecerem a indústria

A feira técnica ofereceu programação gratuita à comunidade com minicursos, palestras e orientação profissional

Karoliny de Pinho Passos
Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
CEPT Rosário bancadas utilizadas nas aulas práticas - Foto: Divulgação/Assessoria
  
São Luís
– O mundo SENAI é um evento realizado anualmente pelo Serviço Nacional da Indústria que aconteceu nesta quinta-feira, 11, nas unidades Raimundo Franco Teixeira, no bairro Monte Castelo, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Distrito Industrial em São Luís, em Rosário, Caxias, Balsas, Imperatriz e Açailândia.

A exposição de conhecimentos abriu as portas das unidades para mostrar à comunidade as inovações e oportunidades de carreira na indústria. O Mundo SENAI proporcionou uma imersão de um dia inteiro para que o público pudesse explorar as carreiras profissionais da indústria, conhecer projetos inovadores e buscar orientação profissional completa.

Segundo o coordenador de Educação Profissional do SENAI, Rogério Garcês, a programação gratuita contou com minicursos, palestras e orientação profissional. “Este ano, voltando ao modo presencial, com transmissão pela internet, oferecemos a chance para que os participantes que desejam se requalificar, conhecessem as profissões industriais e ficassem atualizados sobre as oportunidades do mercado de trabalho na atualidade e para o cenário pós-pandemia”, destacou Rogério.

Quem participou desta edição do Mundo SENAI e não conhecia as profissões industriais, como Claudiana Teixeira, 37, passou a se interessar pelas habilidades laborais do mundo industrial. “Fui convidada para o evento aqui em Rosário e fiquei realmente surpresa com a riqueza de conhecimentos e máquinas envolvidas, infraestrutura completa e moderna dos laboratórios.  Estou decidida a fazer um curso técnico em informática do SENAI daqui. O mundo SENAI abriu a minha visão, ampliou a minha curiosidade para que que me interessasse mais por essas profissões que eu não conhecia”, disse Claudiana.

O estudante do curso de qualificação em elétrica do CEPT SENAI Raimundo Franco Teixeira em São Luís,  José Farias, 28, teve a chance de conhecer melhor outros cursos no evento. “Estou maravilhado com a qualidade do ensino e essa iniciativa para que os participantes tivessem acesso para conhecer os cursos, os professores, a estrutura. Me interessei muito em fazer outros cursos técnicos”, revelou José.

Em Imperatriz e Açailândia, as unidades do SENAI, receberam estudantes e empresários que participaram de programação variada com temas de palestras voltadas para a indústria, tecnologia, visita guiada, oficinas práticas e puderam conhecer projetos tecnológicos criados pelos próprios alunos, como um patinete feito com motor de roçadeira pelos alunos do curso de eletromecânica do SENAI Imperatriz.

No tour realizado pelas unidades, foi possível ainda, conhecer os laboratórios e participar de simulações nos equipamentos e bancadas utilizadas nas aulas práticas de pneumática, automotiva, máquinas pesadas, entre outros.
 

O gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches, conta que a iniciativa é válida para aproximar os estudantes da carreira profissional. “Essa é uma ação bem interessante porque aqui o aluno pode conhecer a estrutura, participar de simulações e ainda receber orientação acerca da carreira técnica, que muitas vezes funciona como uma ponte para a acadêmica”.

Em Imperatriz, a grande novidade desta edição foi uma oficina de bolos decorativos e produtos natalinos, que teve grande aceitação do público. A instrutora Selma Oliveira, participou da oficina e destaca que foi um excelente momento de aprendizado até para quem deseja ter uma renda extra. “Me inscrevi assim que soube e foi uma experiência muito boa, inclusive, para incrementar a renda em tempos difíceis como o que estamos vivendo”.

João Pedro (16), está finalizando o ensino médio e fala que a experiência foi bem interessante e que pretende avaliar a possibilidade de ingressar em um curso técnico. “Quem olha de fora não tem ideia do que tem aqui dentro. Muitas áreas e equipamentos interessantes. Nunca havia pensado numa carreira técnica e, depois dessa visita, estou motivado a fazer um curso técnico”.

Para Ana Letícia (17), que também finaliza os estudos este ano, participar do Mundo SENAI, foi algo que contribuiu para começar a pensar na carreira e em novas possibilidades de estudo. “Pretendo cursar uma faculdade e achei bem interessante a ligação que alguns cursos técnicos têm e podem agregar com a carreira acadêmica”.

A gerente do SENAI Açailândia, Edilene Oliveira, avalia como fundamental a iniciativa. “É um dia em que podemos mostrar a toda sociedade tudo que o SENAI pode ofertar, além de recebermos estudantes que buscam por orientação e tem essa chance por meio deste evento”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »