MENU

26/10/2021 às 19h29min - Atualizada em 26/10/2021 às 19h29min

Exposição aborda matemática de jeito divertido e interativo em Imperatriz

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Mostra realizada pelos alunos do Ensino Médio do SESI Imperatriz, trouxe maquetes, jogos, protótipos, entre outros - Fotos: Divulgação/FIEMA
 
A matemática está em tudo. E a 1 ª EXPOMAT- Exposição de Matemática veio para provar. Realizada pelos alunos do ensino médio do Serviço Social da Indústria (SESI/MA), a mostra realizada teve por objetivo proporcionar um contato com a matemática diferente do que se tem em sala de aula, de forma dinâmica, prazerosa e interativa contribuindo para o raciocínio lógico, criatividade, além de favorecer o descobrimento de novas tecnologias. 

 “É de suma importância buscar despertar nos alunos esse interesse por áreas que a maioria deles sentem dificuldade ou afinidade. Essa é uma maneira diferente de mostrar a eles que a matemática está presente em tudo e que se faz necessária”, avalia a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar.  

A programação contou com exposições de projetos, jogos, protótipos, maquetes e palestra sobre a importância da matemática para a evolução da tecnologia. A exposição foi aberta aos pais e alunos da escola. 

A psicopedagoga e mãe de um dos alunos, Ariadne Nogueira, aprovou a iniciativa. “Projetos como esses são enriquecedores, pois despertam no aluno maior interesse e reforçam aprendizado, além da capacidade de trabalhar em equipe”. 

Entre os projetos apresentados destacaram-se: A matemática e a Música, Matemática por trás dos Jogos Virtuais, Criptografia: Uso da Matemática na Proteção de Dados, Matemática e a Segunda Guerra Mundial, Matemática na Fotografia, no Cinema, na Odontologia, entre outros. 

Aluno do 2º ano, Lucas Gabriel, que estudou sobre a matemática na proteção de dados, destaca que “a matemática está presente até no que a gente menos imagina. Tudo é matemática e essa iniciativa foi bem importante por nos fazer perceber que ela se faz presente inclusive dentro das redes digitais”. 

Alícia de Carvalho, do 3º ano, esteve abordando sobre a matemática nas profissões. “É bem interessante como encontramos a matemática em tudo, até numa simples fotografia. Existem profissões que a utilizam em maior escala e outras que a utilizam e nem ao menos percebem”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »