MENU

09/06/2021 às 00h00min - Atualizada em 09/06/2021 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Incra do Sul do Pará capacita servidores de
23 prefeituras para concessão do Crédito Instalação

O Incra Sul do Pará realizou a capacitação de profissionais técnicos de 23 prefeituras para a aplicação de Crédito Instalação nos municípios do Sul e Sudeste do Estado. Os treinamentos ocorreram entre os dias 19 de maio e 1º de junho, na sede da regional em Marabá (PA).
Participaram do treinamento servidores e servidoras das prefeituras de Água Azul do Norte, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Cumaru do Norte, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Ourilândia do Norte, Parauapebas, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Tucumã, Tucuruí e Xinguara.

Cooperação técnica

A parceria entre o Incra e as prefeituras é formalizada por meio de acordos de cooperação técnica, que permitem os servidores municipais atuarem na operacionalização das linhas de crédito, sob supervisão e fiscalização do Incra. Foram capacitados 92 profissionais de prefeituras da região. São engenheiros agrônomos, engenheiros civis e técnicos agrícolas que vão atuar na concessão de crédito para as famílias assentadas.
Ao concluir o treinamento, cada servidor municipal é outorgado com certificado que lhe permite atuar como profissional habilitado quanto à apresentação de projetos e laudos, bem como encaminhar documentação para fins de concessão de Crédito Instalação em áreas de assentamento. Esta certificação é válida por dois anos, sujeita a eventual necessidade de atualização, em caso de adoção de novos normativos e a critério do Incra.

Entenda o Crédito Instalação

O Crédito Instalação é um conjunto de linhas de crédito rural voltadas a agricultores assentados pelo Incra. A iniciativa visa viabilizar projetos produtivos de promoção da segurança alimentar e nutricional e de estímulo à geração de trabalho e renda para famílias da reforma agrária.

Incra inaugura Núcleo de
Regularização Fundiária em Itupiranga (PA)

O Incra Sul do Pará, em parceria com a Prefeitura de Itupiranga, instalou o Núcleo Municipal de Regularização Fundiária do município. O Núcleo é um grupo formado por servidores e colaboradores da prefeitura e atua no processo de regularização fundiária de áreas rurais da União e assentamentos da reforma agrária no âmbito do Programa Titula Brasil. Além de Itupiranga, os Núcleos Municipais de Eldorado dos Carajás e Parauapebas também iniciaram suas atividades.
Participaram da solenidade o diretor de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento, Giuseppe Vieira, o diretor de Gestão Operacional, Adriano Galvão, e o coordenador-geral de Regularização Fundiária da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, Alex Aragão. Também participaram do ato, dia 1º de junho, o superintendente regional do Incra no Sul do Pará, Aveilton Souza, e o prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca.
Para o superintendente do Incra no Sul do Pará, Aveilton Souza, o Núcleo auxilia na descentralização dos serviços e na aproximação com o público beneficiário, uma vez que se localiza nos municípios. “Queremos nos aproximar dos produtores e potencializar os serviços do Incra”, afirmou o dirigente local do Incra. (Assessoria de Imprensa do Incra em Marabá).

Titula Brasil

O diretor de Desenvolvimento, Giuseppe Vieira, afirmou que o Programa Titula Brasil será um “divisor de águas”. “Haverá uma potencialização na promoção da regularização fundiária e no número de documentos de titulação emitidos em todo o Brasil”, afirmou o diretor.
Após a solenidade, as equipes do Incra e da Prefeitura realizaram atividades de campo para regularização fundiária na Gleba Cajazeiras e no Projeto de Assentamento São Braz. O trabalho foi acompanhado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Treinamento

Antes de iniciarem os trabalhos de campo, em Itupiranga, as equipes técnicas da Prefeitura receberam treinamento do Incra para atuarem no âmbito do Programa Titula Brasil. A capacitação aconteceu durante todo o dia na sede do Incra em Marabá. O servidor do Incra Sede, Stanislau Lopes, conduziu os trabalhos de capacitação dos colaboradores nas ferramentas de coleta ligadas ao Sistema Nacional de Supervisão Ocupacional (SNSO). (Assessoria de Comunicação Social do Incra/Sul do Pará).

Empreendimentos comunitários contarão com
investimentos da Vale para desenvolvimento no sudeste do Pará

Empreendimentos criados por associações de agricultores ou produtores com potencial para ampliar a produção de alimentos ou outros arranjos produtivos no sudeste do Pará contarão com apoio da Vale. O objetivo é contribuir com as políticas públicas voltadas para geração de trabalho e renda no campo e fortalecer as capacidades locais de produção nos municípios onde a Vale mantém operações. Ao mesmo tempo, a empresa deve lançar novo programa para capacitação de negócios sociais e estabeleceu convênios com parceiros para estimular o empreendedorismo de forma sustentável no Pará.
Entre os arranjos produtivos que receberão investimentos estão a produção de milho, mel, frutas, cacau e aves, além da horticultura e hortas hidropônicas e a bovinocultura. Os setores foram definidos com base na viabilidade econômica de cultivos já realizados e também negócios que receberam incentivos da Vale e vem apresentando bons resultados. O total de 39 comunidades de Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá, Curionópolis, Bom Jesus dos Tocantins e Ourilândia do Norte receberão apoio.
Desenvolvimento - “São projetos com potencial para fortalecer arranjos produtivos, favorecer a produção local e viabilizar outras atividades econômicas, além da atividade de mineração”, explica o gerente de Relacionamentos da Vale no Pará, Marcos Teixeira Almeida. (Assessoria de Imprensa da Vale).

AGROJEM promove leilão virtual de
fêmeas de alta qualidade genética

O Leilão Matrizes JEM será realizado no dia 17 de junho, às 20h30 (horário de Brasília), com a oferta de bezerras, novilhas e matrizes prenhas. Ao todo, são 180 fêmeas avaliadas e certificadas por Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), Programa de Melhoramento Nelore Qualitas e Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). São 50 lotes, sendo 11 individuais, com 82 matrizes prenhas, 40 fêmeas precoces também prenhas e 41 novilhas.
 “Estamos realizando nosso primeiro leilão de fêmeas NELOREJEM, com a oferta de animais de qualidade superior, resultado de cruzamentos com a melhor genética do país. Já são mais de 10 anos de melhoramento genético, buscando intensificar a seleção de Nelore de alta qualidade e desempenho zootécnico”, afirma José Eduardo Motta, proprietário da AGROJEM.
O Leilão Matrizes JEM terá transmissão do Canal Rural. A leiloeira é a Programa Leilões e a assessoria técnica é da Dstak.
Mais informações pelos telefones (63) 9 8462-2706 ou (34) 9 9198-4144. (Texto Comunicação – SP).

Suplementos com eletrólitos: fundamentais para
recuperação do estresse pós exercício e climático

 O fornecimento de eletrólitos é fundamental para compensar as perdas de energia causadas pelo esforço físico dos equinos, tanto após os exercícios quanto em períodos de clima quente. Júlia Izoldi, coordenadora técnico-comercial de equinos da Vetoquinol Saúde Animal, explica que esses minerais essenciais ajudam na recuperação saudável dos animais.
 “Os cavalos enfrentam períodos que podem causar estresse, como antes e depois de provas, bem como durante o transporte, por exemplo. Essas situações causam desgaste físico e a recuperação pode ser feita por meio de suplementação nutricional eficaz, que forneça os elementos necessários para o equilíbrio hidroeletrolítico”, destaca Júlia. (Texto Comunicação – SP).
Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...