MENU

01/06/2021 às 00h00min - Atualizada em 01/06/2021 às 00h00min

Bastidores

Será?

Ontem um veterano observador político opinou que ao ocupar cargo em Brasília, a ex-candidata a prefeita Mariana Carvalho poderia perder campo eleitoral em Imperatriz. Ele observa que o cargo iria “prendê-la” na capital da República e seus eleitores ficariam “descobertos” no Município, abrindo espaço para os adversários no bolo eleitoral. Se isso pode acontecer ou não, o certo é que certos cargos não trazem a seus ocupantes dividendos eleitorais. No último dia 19 de maio, Mariana Carvalho foi empossada no cargo de coordenadora nacional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A nomeação foi articulada pelo deputado federal Aluísio Mendes, presidente estadual do PSC. A ex-candidata a prefeita e a deputada estadual é presidente da legenda em Imperatriz.

Apertar

A Defensoria Pública (DPE/MA), o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiram recomendação ao Governo do Estado para que sejam adotadas ações urgentes e mais restritivas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. As medidas visam conter aglomerações e refrear a transmissão do coronavírus, evitando assim um possível lockdown. O documento é assinado pelo defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, pelo procurador-geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau, e pelo conselheiro vice-presidente do TCE, Washington Oliveira.

Apertar II

Na recomendação, pedem ao Executivo a extensão do feriado de Corpus Christi, que tem data de celebração prevista para o dia 3 de junho, para que passe a abranger os dias 3 a 6 de junho de 2021, quinta-feira a domingo. Além disso, os representantes da DPE/MA, MPMA e TCE destacam a necessidade de proibição de realização de festas e demais eventos neste período, bem como a limitação de frequência aos cultos e demais manifestações religiosas a 50% da capacidade dos espaços, além do reforço da fiscalização sanitária em todos os bairros da capital, não se restringindo apenas àqueles localizados na região central de São Luís.

Cenário 

A atuação conjunta da Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Contas ocorre em virtude dos dados preocupantes apontados nos boletins epidemiológicos das últimas semanas e à confirmação, no dia 20 de maio, da variante indiana da Covid-19 no estado. Mas até o momento, segundo o governador Flávio Dino, não há identificação de transmissão da cepa indiana no Maranhão.

Olha aí!

Informação do site  Atual 7 revela que a Procuradoria-Geral Eleitoral, órgão do Ministério Público Federal (MPF) com atuação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu a cassação do diploma de deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), por abuso de poder político e de autoridade durante as eleições de 2018. A Corte pede, ainda, que seja declarada a inelegibilidade de Júnior, acusado de ter usado a estrutura do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), do qual foi diretor, configurando abuso da promoção pessoal. É aguardar.

Vacinação

São Luís avança na vacinação contra a Covid-19. Ontem, foram vacinados os que têm 54 e 53 anos. Hoje, 1º de junho, vacinam os com 52 e 51 anos. Já amanhã é a vez daqueles com 50 e 49 anos.

Política dinâmica

Durmam com essa. O PSDB do vice-governador Carlos Brandão conversa com a cúpula estadual do PT visando as eleições de 2022, quando ele vai disputar a sucessão do governador Flávio Dino (PCdoB). No final de semana o tucano recebeu em sua residência o vice-presidente do diretório petista, Francimar Melo, para discutirem uma aliança. 
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...