MENU

12/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 12/01/2021 às 00h00min

Bastidores


Posse
Ontem o governador Flávio Dino (PCdoB) deu posse aos novos secretários, os deputados federais Márcio Jerry (Cidades) e Rubens Júnior (Articulação Política), além de Rodrigo Lago (Agricultura). Os dois deputados já haviam integrado o secretariado, assim como Lago, que era da Secretaria das Cidades. O adjunto de Márcio Jerry é o arquiteto Antônio Araújo (PCdoB), ex-secretário de Obras e Serviços Públicos de São Luís no governo Edivaldo Holanda Junior (PDT). Flávio Dino adiantou que até o dia 30 de janeiro haverá novas mudanças na sua equipe. Não se sabe se serão puxados mais parlamentares para abrir vagas a suplentes. Com a volta dos deputados Rubens Júnior e Márcio Jerry ao governo, as duas cadeiras na Câmara serão ocupadas pelos suplentes Gastão Dias Vieira (Pros) e Dr. Antonio Elizabeth Gonçalo. Este é irmão do prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo. Assim, o primeiro da fila de suplentes passar a ser Leandro Bello (DEM), com base eleitoral em Timon.

Nada a declarar
O ex-prefeito Ildon Marques (PP) está preferindo o silêncio quando conversa sobre o seu futuro político. Com derrotas para a Câmara dos Deputados e Prefeitura, e com idade avançada, ele ainda pensa em continuar concorrendo a cargos eletivos? Indagado por este colunista se pretende disputar o mandato de deputado federal ou mesmo de estadual, em 2022, Ildon Marques apenas disse que “depois falaremos sobre isso”. É aguardar.

Lamentável
Ex-candidata a prefeita de Imperatriz e ex-subsecretária de Saúde do Maranhão, a odontóloga Rosângela Curado se encontra internada no Hospital São Domingos, em São Luís, em decorrência da Covid-19. Está na UTI, em estado considerado grave.

E…
Enquanto boa parte da população não está “nem aí”, o coronavírus está avançando mais do que nunca. Percebe-se nas ruas e locais de diversão que estão pouco se lixando para a doença. Os números, a cada dia são mais assustadores. Conforme novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa, o país registrou 483 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas. São 203.140 óbitos desde o começo da pandemia. A média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias é de 1.016, a maior nos últimos cinco meses. Enquanto a vacinação não começa no país, o único meio para evitar contrair a doença é seguir os protocolos do Ministério da Saúde.

Olha aí!
Projetos de lei orgânica podem limitar poder dos governadores sobre as polícias Civil e Militar. De acordo com informações divulgadas pelo Estadão, com as mudanças propostas haveria a criação da patente de general para PMs, atualmente exclusiva das Forças Armadas, além de um Conselho Nacional de Polícia Civil ligado à União. Também prever mandato de dois anos para os comandantes-gerais e delegados-gerais, além de impor condições para que sejam exonerados antes do prazo. A nomeação do comandante da PM sairia de uma lista tríplice indicada pelos oficiais. Na Polícia Civil, o delegado-geral seria escolhido diretamente pelo governador entre aqueles com carreira mais alta. Os textos dos projetos foram obtidos pelo Estadão.

Contas
Candidatos não eleitos e seus respectivos partidos políticos têm até 8 de março para apresentarem presencialmente a documentação comprobatória referente às suas prestações de contas eleitorais. A contagem do prazo de 60 dias teve início na quinta-feira (7). Todas as informações devem ser geradas por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) e gravadas em mídias eletrônicas a serem entregues nos Tribunais Regionais Eleitorais ou nos cartórios eleitorais responsáveis pela análise das contas apresentadas pelos partidos e candidatos. O partido que deixar de entregar a documentação ou apresentar mídia eletrônica com número de segurança diferente daquele que foi gerado pelo SPCE, pode ter as contas julgadas como não prestadas e perder o direito ao recebimento de recursos do Fundo Partidário. Já o candidato fica impedido de obter a certidão de quitação eleitoral, documento necessário para comprovar o pleno exercício de seus direitos políticos.

Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...