MENU

28/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 28/11/2020 às 00h00min

Fora da Pauta


Descontrole
Na semana passada aconteceu a “Operação Descontrole”, que visa combater laboratórios de hackers e eletricistas que atuam na região sul do Maranhão e atendem grandes fazendas de irrigação, manipulando o software de medidores de energia e realizando desvios de energia, a fim de diminuir os valores de consumo aferidos pelos aparelhos.

Seic
A operação foi deflagrada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), da Polícia Civil, com o apoio operacional da distribuidora de energia elétrica, Equatorial Maranhão. E ocorreu em duas etapas: a primeira na região de Balsas com foco em transformadores ligados clandestinamente e a segunda em Imperatriz, Governador Edson Lobão e Açailândia, com a finalidade de detectar medidores fraudados.

Facilidades
A Equatorial Maranhão lançou a campanha - Semana Fique em Dia. A ação oferece uma semana de ofertas exclusivas para deixar as contas de energia em dia. No período de 22 a 29 de novembro, os consumidores terão 100% de desconto nos juros, multas, encargos por atraso e juros do parcelamento no cartão de crédito, no site da distribuidora www.equatorial energia.com.br e aplicativo. Os clientes que possuem o cartão do Auxílio Emergencial, também podem efetuar o pagamento à vista através da bandeira Elo Débito.

Homenagens
Ontem aconteceu uma importante discussão nacional promovida pelo Conselho Nacional de Enfermagem. Mais do que belas homenagens, a pandemia do Covid-19 mostrou ao mundo todo que os profissionais da enfermagem merecem reconhecimento e respeito profissional. “Continuarei na luta ao lado dos enfermeiros e enfermeiras de todo o Maranhão por melhores condições de trabalho, salário digno, e pelo fim das longas e exaustivas jornadas de trabalho”, afirmou o deputado Rildo Amaral.

Raio X
Mais um local para realização de raio X no município. A sala que está sendo montada na UBS do bairro Vila Nova ficará pronta ainda em dezembro. Lá serão realizados raios X agendados pela  regulação. “Uma iniciativa importante para diminuir nossa demanda reprimida de raio X eletivos” - ressaltou a secretária de Saúde Mariana Jales. Desafogar o HMI/HII e UPA São José.

Ganhou
A Procuradoria Geral Eleitoral mantém decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sobre a legalidade da candidatura de Fernando Teixeira. É a terceira vitória de Fernando Teixeira contra o recurso eleitoral interposto pelo diretório municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que questiona a legalidade de sua candidatura. Na decisão, a Procuradoria Geral Eleitoral mantém o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que deferiu o registro de candidatura de Fernando Teixeira ao cargo de prefeito do município de Cidelândia.

Impugnação
Na origem, o PCdoB, por meio do seu presidente, Eustáquio Sampaio, ajuizou ação de impugnação ao registro de candidatura, alegando que referido candidato, e atual prefeito, busca o terceiro mandato consecutivo, pois sucedeu o seu próprio pai, Neto Teixeira, que foi eleito prefeito para o mandato de 2013 a 2016.

Reeleição
Contudo, todas as instâncias da Justiça, com base nas leis que tratam de inelegibilidade, concluíram que não houve reeleição de Fernando Teixeira no processo eleitoral de 2016, pois o seu pai faleceu no início do mandato (2013) e no seu lugar assumiu o vice. Desse modo, o parecer da Procuradoria Geral Eleitoral, subscrito pelo vice-procurador, Renato Brill de Góes, concluiu que “a eleição de Fernando Teixeira no pleito de 2016 não materializa a permanência de seu grupo familiar no poder, a ponto de permitir que o mandato que atualmente exerce seja considerado o segundo consecutivo”.
Link
WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...