MENU

26/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 26/11/2020 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

 

A maçã é uma fruta popular, mas ganha ares de nobreza quando vira recheio de Rolo de Maçã, uma deliciosa opção para um festivo café de Natal

Rolo de Maçã com Nozes e Amêndoa – Ingredientes: 400 gramas de massa folhada. Recheio: 3 maçãs cortadas em cubos pequenos; 1 colher (sopa) de amido de milho; 1 colher (sopa) de amêndoas picadas; 1 colher (sopa) de nozes picadas; 1 colher (sopa) de uvas passas; 1 colher (chá) de manteiga ou margarina sem sal; 395 gramas de leite condensado. Para finalizar: 1 gema para pincelar; fatias de maçã e açúcar de confeiteiro para decorar depois de assado. Preparo: Descongele a massa folhada em temperatura ambiente. Reserve. Numa panela, misture os ingredientes do recheio e cozinhe em banho-maria, mexendo sempre até que as maçãs estejam cozidas. Retire do fogo e deixe esfriar. Estenda a massa, fure com um garfo e pincele com água toda borda da massa. Coloque o recheio e enrole cuidadosamente, fechando o rolo. Coloque o rolo numa assadeira, pincele com a gema e leve ao forno preaquecido (180º) e asse durante 40 minutos, ou até que fique dourado. Retire do forno. Espere esfriar um pouco e coloque o rolo no prato de servir. Decore com fatias de maçãs assadas e açúcar de confeiteiro.  Variação: (1) Substitua as amêndoas e as nozes por castanha do Pará ou outra castanha de sua preferência. (2) Decore apenas com açúcar de confeiteiro.
 

O chocolate é uma iguaria muito popular e já não é novidade. No entanto, um bolo de chocolate com chocolate picado no meio é sempre motivo de festa. Combina com o final do ano!

Bolo de Chocolate com Chocolate Picado – Ingredientes: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de chocolate em pó; 1 xícara (chá) de açúcar; 200 gramas de manteiga sem sal; 1 xícara (chá) de leite; 4 ovos; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 pitada de sal; 100 gramas de chocolate picado grosseiramente. Preparo: Na batedeira, bata a manteiga até ficar esbranquiçado. Junte o açúcar e continue batendo. Acrescente os ovos inteiros, um a um, batendo entre as adições. Peneire juntos, a farinha, o chocolate, o fermento e o sal. Fora da batedeira, acrescente a mistura de farinha intercalando com o leite, misturando manualmente com um fouet ou colher. Transfira a massa para uma fôrma de bolo inglês untada e polvilhada com chocolate em pó. Salpique os pedacinhos de chocolate sobre a superfície da massa e leve para assar em forno preaquecido (180º) até que fique firme. Enfie palito na massa e quando sair seco estará pronto. Espere esfriar um pouco e desenforme. Dica: Uma boa dica é usar chocolate de qualidade comprovada e assim garantir o sabor delicioso no final. Se quiser, use chocolate meio amargo picado ao invés de chocolate ao leite. 
 

Macarrão À Moda do Mediterrâneo

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 colheres (sopa) de alcaparras picadas; 3 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas; 1 lata de sardinha; sal a gosto; molho de pimenta; 250 gramas de macarrão tipo Talharim. Preparo: Numa tigela, junte o azeite, a alcaparra e a azeitona. Acrescente a sardinha sem as escamas e as vísceras. Tempere com molho de pimenta. Reserve. Cozinhe o macarrão “al dente”, em água fervente com sal. Escorra. Coloque o macarrão quente numa travessa e junte o molho de azeite de oliva e envolva delicadamente a massa. Acrescente mais sal, se necessário, e sirva a seguir. Variação: acrescente tomate cereja cortado ao meio ao molho de azeite e, se preferir, coloque mais azeite de oliva.
 

Bolinho de Chuva Com Achocolatado

Ingredientes: 1 xicara (chá) de farinha de trigo; ½ xícara (chá) de achocolatado em pó; 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 ovo; 6 colheres (sopa) de leite; 1 colher (sopa) de fermento em pó; óleo para fritar. Para polvilhar: 3 colheres (sopa) de açúcar misturadas com 2 colheres (chá) de canela em pó. Preparo: Numa tigela, junte a farinha, o achocolatado em pó, o açúcar, o ovo e o leite. Misture muito bem a cada adição. Acrescente o fermento em pó. Misture novamente. Com o auxílio de 2 colheres (sobremesa) faça porções da massa diretamente no óleo quente e frite-os. Escorra os bolinhos em papel toalha. Transfira para a travessa de servir e polvilhe com açúcar e canela. Sirva em seguida. Dica: Frite os bolinhos em uma panela pequena.

  Fotos: GB Edições  

Link
Relacionadas »
Comentários »
Loading...