MENU

18/04/2024 às 19h10min - Atualizada em 18/04/2024 às 19h11min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Baixa participação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, destacou a baixa posição do Brasil em participação feminina no Parlamento, com base no ranking elaborado pela Inter-Parliamentary Union (União Interparlamentar). Segundo o relatório, o Brasil ocupa a 135ª posição entre 190 países. O alerta do ministro foi feito nesta quinta-feira (18) ao participar da cerimônia de encerramento da 3ª edição do curso de formação política para mulheres, “Lidera+”, promovido pela Fundação 1º de Maio, instituição ligada ao partido Solidariedade. O ministro Alexandre de Moraes propôs mais investimentos em ações afirmativas para incentivar a participação das mulheres na política. Ele destacou a iniciativa promovida pelo “Lidera+” como um dos principais fatores para a melhoria desse quadro. “A maior ação afirmativa que existe, a médio e longo prazos, é essa que vocês estão organizando aqui. É conscientização, é o preparo e o incentivo para a mulher participar da política. Isso é um combate a um eixo político tradicional, que é o homem branco. Secularmente, o patriarcado branco mandou no mundo e no Brasil. Então, há uma reação em virtude disso”, disse o presidente do TSE. De acordo com o ministro, a inclusão de todos os atores sociais promove a democracia e não altera a qualidade das discussões nos espaços políticos. “Não significa que vai ser melhor ou pior. A discussão com mais mulheres, com mais negros e com mais mulheres negras no Congresso Nacional vai ter mais diversidade”, finalizou. 
 

Mudanças

Durante a janela partidária (7 de março a 5 de abril), a maioria dos vereadores de Imperatriz trocou de partido. O MDB perdeu um vereador, com a saída de João Silva, mas ganhou dois, com a entrada de Adhemar Freitas Jr, que saiu do Solidariedade, e Wanderson Manchinha, que deixou o PSB. João Silva foi para o AGIR. 
 

Mudanças II

O PCdoB perdeu os dois vereadores, Carlos Hermes e Flamarion Amaral. O primeiro voltou ao PT e o outro se filiou ao PV. Os dois partidos fazem parte da Federação Partidária, juntamente com o PCdoB. Já o partido União Brasil, antigo DEM, perdeu os vereadores Antonio Pimentel, que foi para o PDT, e Paulinho Lobão, agora no PODEMOS. O Partido da Renovação Democrática (PRD), antigo PTB, perdeu os vereadores Renê Souza e Rubinho Lima. O primeiro foi para o Avante e o outro se filiou ao PMN. 
 

E…

O PSDB ficou sem representante na Câmara, com a saída do vereador Zesiel Ribeiro, que foi para o AGIR. O Solidariedade também  perdeu seus representantes. Além de Adhemar Jr, saiu o vereador Berson do Posto, que foi para o PP. Bebé Taxista também se filiou ao PP, partido do pré-candidato a prefeito Rildo Amaral. Ele era do Avante.
 

Derrubou

Na sessão desta quinta-feira (18), a Câmara Municipal de Imperatriz derrubou o reajuste do IPTU, ao aprovar o Decreto Legislativo 10/2024, de autoria de 2/3 dos vereadores, que revoga os efeitos da Portaria  001/2024, de 02 de janeiro de 2024 da Secretaria Municipal da Fazenda, que tratava da atualização monetária da Unidade Fiscal Municipal – UFM, para o exercício financeiro de 2024 e das tabelas e planta genérica de valores, relativo ao IPTU, bem como as tabelas e valores expressos no Código Tributário do Município de Imperatriz, Lei Municipal 005/2022. O IPTU teve um reajuste astronômico, causando muita reclamação dos proprietários de imóveis.
 

Olha aí!

A Assembleia Legislativa do Maranhão fará uma sessão solene em homenagem à família, proposta pela deputada Mical Damasceno (PSD), no dia 15 de maio. Mas a deputada defende a presença somente de  homens, como também a submissão da mulher ao marido. Isso vem causando polêmica, inclusive com a Assembleia divulgando uma nota. De acordo com a AL, trata-se de opinião pessoal da deputada e que a solenidade será aberta à participação de todos. Mical Damasceno, que pertence à Igreja Assembleia de Deus,  disse que a sessão solene somente com homens é “para mostrar para a sociedade que quem é o cabeça da família é o homem”. 
Link
Leia Também »
Comentários »