MENU

09/04/2024 às 18h32min - Atualizada em 09/04/2024 às 18h32min

Coluna do Lima Rodrigues

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro,
confirma presença na EXPOIMP

Ao participar na segunda-feira (8) da abertura da Tecnoshow Comigo em Rio Verde (GO), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro declarou ao programa Conexão Rural, que estará presente na abertura da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) em julho, a convite do ministro do Esporte, André Fufuca; do governador Carlos Brandão, e do presidente do Sinrural, Glen Maia.

O ministro gravou a seguinte mensagem para o Conexão Rural:

“Olá meus amigos de Imperatriz, no Maranhão. estaremos aí dia 7 de julho na abertura da 54ª Exposição Agropecuária, uma grande feira, levando novidades, e, se Deus quiser, um novo Plano Safra 2024/2025 quentinho, que estará saindo do forno, levando mais oportunidades para os produtores rurais”.

Fazemos a cobertura da Tecnoshow Comigo a convite do Pool de Jornalistas, organizado pela Texto Comunicação Corporativa (SP); Portal Rural News, de Cascavel (PR) e Agro e Prosa, de Rio Verde.

 

Tecnoshow comigo

A Tecnoshow COMIGO em Rio Verde (GO) iniciou a edição 2024 com mais de 650 expositores e com expectativa de mais de 140 mil visitantes, até o último dia, 12 de abril.
 

Abertura

Com discursos do ministro da agricultura, Carlos Fávaro, e do governador do Estado, Ronaldo Caiado, e outras autoridades, teve início na segunda-feira (8) a 21ª edição da Tecnoshow Comigo. O evento é reconhecido por apresentar soluções e novidades que impactam o agronegócio brasileiro.

O Tecnoshow Comigo, como destacou o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, Antônio Chavaglia reforça a importância do desenvolvimento da agricultura e pecuária no País.  “No ano passado, contamos com 650 empresas, neste ano, saltamos para 690. Esse número é resultado do aumento de área útil e da integração com novas frentes de mercado”, frisou. Em 2023, a feira contabilizou R$ 11 bilhões em negócios e os números devem se repetir em 2024.

Ainda para Chavaglia, a equipe da Cooperativa COMIGO e todos os colaboradores, juntos, trabalham continuamente para entregar um evento que valorize a produção do Estado – em destaque dentro e fora do País.

E, para reforçar os bons números da região, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, anunciou, de forma inédita, um novo projeto visando preparar os produtores da região na utilização e entendimento de tecnologias.

“Em decorrência das demandas do setor, anunciamos o oferecimento de cerca de 70 cursos, com investimentos de 7 milhões e meio – parte de uma parceria com Sesi, Senai e Senac”, disse o prefeito, que complementou: “Essa é uma feira de tecnologia e informação, mas quem estará por trás de todos os equipamentos e soluções dentro das propriedades? Essa é a nossa principal preocupação, por isso Rio Verde oferecerá o maior convênio de qualificação do Estado, o Sistema S. O projeto oferecerá módulos de 20 a 1300 horas e 1500 vagas via Senac, 1680 via Senai “

Em acordo firmado durante a abertura do evento, Paulo do Vale anunciou mais 5000 vagas de capacitação via Senar.

 

Desenvolvimento nacional

Em análise referente ao desenrolar da agropecuária regional, o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou observar os resultados de uma gestão que tem trabalhado fortemente para poder ampliar as áreas de infraestrutura, logística, segurança e educação, modernizando cada vez mais o Estado, o que se reflete na feira e sua importância.  “Neste cenário, a Tecnoshow COMIGO é o que é porque ela não está aqui apenas como oportunidade para que as pessoas possam, apenas, visitar a feira, mas para que vejam, em cinco dias, os resultados do trabalho realizado pela COMIGO durante os 365 dias do ano em pesquisa e inovação. E, se temos uma Rio Verde desenvolvida, é porque contamos com o Centro Tecnológico COMIGO (CTC), suprindo as demandas de um setor que sempre clamou por avanço e inovação”, afirmou.

Esse avanço ganhou um exemplo prático com a divulgação da abertura de novos mercados para o Estado de Goiás, por meio do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. De acordo com o ministro, na noite anterior (7), a China oficializou a compra de soro fetal bovino. Das sete empresas selecionadas, três se encontram em Goiás: River City Biotecnologia, Sorobras biotecnologia e Soroqualy biotecnologia.

“Essa é a prova de que aqui é a terra da biotecnologia e dos investimentos. Não é por retórica que falamos do papel da Tecnoshow COMIGO no mercado brasileiro, pois aqui os produtores fazem com que a agropecuária seja cada vez mais pujante”, pautou Fávaro.

 

Rio Verde, "capital" de Goiás

Ao final da cerimônia de abertura da feira, na qual foi assinada a transferência da capital do estado simbolicamente para Rio Verde, com a presença do governador de Goiás; do ministro da agricultura; do prefeito de Rio Verde e do presidente do Conselho de Administração da COMIGO, participaram da revista de tropas e hasteamento da bandeira, que oficializou a mudança até sexta-feira (12).

O primeiro dia do evento também marcou o lançamento do livro “17 décadas de Rio Verde - Tradição em pecuária e celeiro da agricultura do futuro”, que foi realizado no estande da Prefeitura da Cidade.

 

Estrutura de ponta e
conteúdo de qualidade

Reconhecida como uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, a Tecnoshow COMIGO, para melhor atender o público esperado, atualizou diferentes áreas. Os pavilhões, por exemplo, foram ampliados e novas construções entregues, como a Boutique Tecnoshow, a COMIGO Florestal e o Pavilhão para Agricultura Familiar. As ações como essa fazem parte do investimento de mais de R$ 500.000,00 em melhorias.

Além da estrutura, que possibilitará a exposição de cerca de 1000 animais, representando diversas espécies, incluindo bovinos de corte e leite, equinos, muares, ovinos, peixes, minivacas, pôneis e, possivelmente, cães pastores, o encontro também contará com palestras apresentadas por especialistas renomados que abordarão temas cruciais para a pecuária, incluindo Saúde Animal, Nutrição e Manejo das diferentes espécies.

Ao todo, a programação técnica deve resultar em mais de 100 horas de conteúdo, divididos entre os três auditórios, além das dinâmicas de pecuária.  Temas como nutrição, mercado de grãos, sucessão, tecnologia e inovação e cooperativismo também são parte da programação, que pode ser conhecida pelo site: https://www.tecnoshowcomigo.com.br/programação.

Para as crianças, a organização do evento preparou uma programação especial com a peça de teatro “Fazendinha COMIGO”, que conta a história de uma garotinha que não sabia valorizar a vida da fazenda e que, ao passar férias na propriedade rural de seu tio, acaba aprendendo mais sobre a vida no campo e a importância do agro para toda a sociedade. A peça será encenada de terça a quinta-feira, em quatro sessões: 9h, 10h, 14h30 e 15h30 e na sexta-feira, em duas sessões: 9h e 14h30.
  • Site: www.tecnoshowcomigo.com.br
  • Instagram: @tecnoshowcomigo
  • Twitter: @tecnoshowcomigo
 

Sobre a Tecnoshow Comigo

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor. (Fonte: Attuale Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO).
 
Conexão Rural ♦ No próximo fim de semana mostraremos as primeiras matérias da Tecnoshow Comigo, de Rio Verde (GO) e uma reportagem especial sobre o lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão.
Link
Leia Também »
Comentários »