MENU

02/04/2024 às 17h56min - Atualizada em 02/04/2024 às 17h56min

Coluna do Lima Rodrigues

Governo realiza abertura oficial da última campanha
de vacinação contra a febre aftosa no Pará

Já informamos aqui na coluna sobre a Caravana contra a Febre a Aftosa no Maranhão, cuja última campanha ocorre de 1º a 30 de abril de 2024.

Agora vamos falar sobre a campanha do estado do Pará
O governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARA) realizou, nesta terça-feira, 2 de abril, no Sindicato Rural de Marabá, a abertura oficial da Última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Pará, onde serão vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades em 144 municípios do Estado.

O evento contou com a presença do Governador do Estado, Helder Barbalho; do Diretor Geral da Adepará, Jamir Macedo; produtores rurais da região e autoridades locais.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa, que era realizada no mês de maio, foi antecipada para abril para que o Pará possa dar prosseguimento ao Plano Estratégico de retirada da vacina e sua substituição por uma vigilância baseada em risco.

De 1º a 30 de abril, o produtor ainda precisa vacinar os animais e tem até o dia 15 de maio para comprovar a vacinação do rebanho, em uma unidade da Adepará do seu município. Os prazos não serão prorrogados.

Rebanho - Com mais de 26 milhões de bovídeos, o Pará é o segundo estado com maior rebanho do país. O município de Marabá possui o terceiro maior rebanho do Estado.

Defesa Animal - A ADEPARÁ realiza em todo o Estado um intenso trabalho de defesa animal e, a partir de 02 de maio, o Pará alcançará o novo status sanitário de zona livre da doença sem vacinação. Com a retirada da vacinação obrigatória, o produtor irá reduzir os custos com a vacinação do rebanho e a produção de carne deve conquistar novos mercados, mais exigentes, gerando mais empregos e renda para a pecuária paraense.  (Por Rosa Cardoso  - ADEPARÁ)

Conexão Rural

O programa Conexão Rural fez a cobertura, em Marabá,  da abertura oficial da Última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Pará e apresentará os detalhes no próximo fim de semana.

1º Encontro de Comitivas será realizado em Goiânia de 10 a 14 de abril

A bela capital de Goiás receberá de 10 a 14 de abril, no Parque de Exposições,  o 1º Encontro de Comitivas – Mantendo a Tradição dos Tropeiros. O evento conta com o apoio do Governo de Goiás, do Frigorífico Rio Maria, de Rio Maria (PA) e das Semente Agro Sol, de Goiânia.

A programação é extensa e tem o objetivo de destacar o amor dos tropeiros goianos e de outros estados que participarão do Encontro pelos muares e equinos.

PROGRAMAÇÃO:
De 6 a 9 de abril: entrada de animais.
Dia 10 – Prova de Jumentos (Asinino)
Escolha da Mulher Muladeira
Shows: Wellington Pavas e Zé Lucas e Raynan
Dia 11 – Concurso de Traia
Desfile pelas ruas de Goiânia
Shows: Roda de Viola Jovens Violeiros
Arthur Guiliane, Daniel Morais, Tatiane Gomes, Moisés Freitas, Zé Lucas e Raynan.
Dia 12 – Competições
- Trançador
- Berrante
- Truco
- Estilingue
Ainda dia 12 de abril:
- Prova Funcional
- Laço em dupla
Às 18h – Leilão de Muares e Asininos
Shows
Alex Viola
Arthur Noronha
Mozart e Moacir
- Morfologia, muares e jumentos
- Marchas oficiais e sociais
Dia 13 – Prova Funcional
- Pega do garrote
- Tambor
- Rédia
- Ranch Sorting
- Morfologia, muares e jumentos
- Marchas oficiais e sociais
Shows
Léo Reis e Bruno
- Especial Almir Pessoa e banda 26 anos de carreira
- Queima do alho
- Encerramento com show raiz
Dia 14 – Saída de animais

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e outras autoridades marcarão presença no Encontro de Comitivas – Mantendo a Tradição dos Tropeiros.

Os empresários, pecuaristas e muladeiros Roberto Paulinelli, Fábio Júnior, Waldijan e Willian, organizadores do evento, disseram que “a expectativa para o Encontro das Comitivas é excelente” e acreditam que “o evento será um grande sucesso e o primeiro de muitos que serão realizados futuramente em Goiânia, com a presença de tropeiros apaixonados por muares e equinos”.

O Encontro de Comitivas terá a cobertura do portal www.conexaorural.com.br e do programa Conexão Rural, de Parauapebas (PA), Imperatriz (MA), canal no you tube Conexão Rural Brasil, parabólica via TV Milagro Brasil de São Paulo, sites parceiros no Goiás, Paraná, Rondônia e Paraná e redes sociais.

Patrocínio: Frigorífico Rio e Haras Santos Reis, Rio Maria (PA) e Semente Agro Sol, de Goiânia. (Com informações da organização do evento).
Link
Leia Também »
Comentários »