MENU

27/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Rompimento

Em vídeo divulgado ontem, a vice-prefeita de Estreito, Verbena Macedo (PDT), anunciou o rompimento com o prefeito Leo Cunha (PL). Ela alegou que está sendo excluídas das “decisões importantes” . Irmã do prefeito de Porto Franco, Decolides Macedo, Verbena foi candidata a prefeita em 2016 e perdeu para Cicin. Em 2020, se candidatou a vice de Leo, o qual acusa de estar descumprindo acordos. No vídeo, ela diz que “promessas foram feitas, esperanças foram levantadas, mas infelizmente tenho sido excluída das decisões importantes e minha capacidade de agir em prol do povo foi minada. Com indignação, vejo meu compromisso com meu trabalho social e desenvolvimento comunitário serem colocados em segundo plano”. Continuando, Verbena destacou que “é hora de reconhecer a verdade e apoiar aqueles que verdadeiramente lutam pelo desenvolvimento social e comunitário”. Com o rompimento, especula-se que Verbena será candidata para enfrentar Leo Cunha, tendo também como adversário o ex-prefeito Cicin. Será uma disputa acirrada em Estreito. 
 

Nominata

O Partido da Renovação Democrática (PRD), resultado da fusão entre o PTB e o Patriota, segue a montagem da nominata para vereador em Imperatriz. Um integrante do partido acredita que o PRD fará dois vereadores, podendo chegar a três. Entre os pré-candidatos estão o ex-vereador Ditola, Cel. Edeilson, Renata Morena, Diegu Ferrari, Helena Aires, Sargento Kerlilson, Sargento Junior, Rodrigo do Carmo, Diego Buzuca e Wendell. O PRD é comandado no estado pelos Marreca e em Imperatriz pela ex-vereadora Helena Aires.
 

Alerta!

Em 2013, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou decisão do TRE-RJ contra o ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro e atual prefeito de Magé (RJ), Renato Cozzolino (PP). Com isso, ficou inelegível até 2026. A justiça entendeu que houve abuso de poder em função dele, antes da campanha de 2018, produzir vídeos publicitários mostrando ações sociais do Estado relacionadas a exames de vista, doação de óculos e atendimento odontológico, como se fossem suas. O artigo 73, inciso IV da Lei das Eleições, proíbe aos agentes públicos fazer ou permitir uso promocional de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeado pelo poder público. Que pré-candidatos em Imperatriz tomem cuidado! 
 

Empréstimo

O governo do Maranhão solicitou autorização à Assembleia Legislativa para contrair empréstimo no valor de R$ 1,9 bilhão junto ao Banco do Brasil. O pedido não foi votado ontem, terça-feira, porque o deputado Fernando Braide (PSC) pediu vistas ainda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O governo diz que o empréstimo proporcionará equilíbrio das contas públicas. 
 

Regressiva 

Termina dia 5 de abril o prazo da chamada janela de migração partidária, que começou em 7 de março. Nesse período, os parlamentares podem mudar de partido sem perder o mandato, para concorrer aos cargos em disputa por outra legenda. Fora da janela, essa mudança só pode ser feita com justa causa em situações específicas, quando há desvio do programa político por parte da legenda ou grave discriminação pessoal. Ao MP Eleitoral cabe fiscalizar o cumprimento dessas regras e atuar em caso de descumprimento por partidos e candidatos. 
Link
Leia Também »
Comentários »