MENU

26/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Se liga!

Anota aí: se você tem interesse em se candidatar para as Eleições Municipais de 2024, saiba que o dia 6 de abril (seis meses antes do 1º turno) é a data-limite para estar filiado ao partido político pelo qual deseja concorrer. Havendo fusão ou incorporação de partidos após esse prazo, será considerada a data de filiação do candidato à legenda de origem. Além disso, se for identificada a coexistência de filiações, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais. Segundo a Constituição Federal, para se candidatar e disputar uma eleição, é necessário ter nacionalidade brasileira, possuir alistamento eleitoral e domicílio na região de candidatura, estar em pleno exercício dos direitos políticos – podendo votar e ser votado –, ter idade mínima para poder concorrer aos cargos, além de outros requisitos. Só pode se filiar a um partido a eleitora ou o eleitor que estiver em pleno gozo de seus direitos políticos. Para isso, é preciso estar com o título eleitoral regularizado. O ato da filiação deve ser feito junto à legenda de interesse. Caso queira confirmar se obteve êxito no procedimento, é possível emitir uma certidão, que informa a existência ou não de filiação partidária.
 

200 mil 

A Justiça Eleitoral mantém o ritmo da campanha “Imperatriz 200 mil eleitores”, estando presente em vários pontos nesta semana para realização do alistamento eleitoral. No CE Nova Vitória e CE Raimundo Soares, de 25 a 27/03; no CEUMA, de 25 a 26; Delahê Fiquene e Governador Archer, até o dia 27. O atendimento é pela manhã e a tarde. No Ceuma, também a noite. Ontem, houve uma ação na Equatorial (bairro Itamar Guará). A Justiça Eleitoral quer chegar a 8 de maio, data de encerramento de alistamento, batendo a marca de 200 mil eleitores para Imperatriz conquistar o direito de ter segundo turno.
 

Será?

A propósito das informações de que o MDB iria apoiar o deputado federal Josivaldo JP, pré-candidato a prefeito pelo PSD, uma fonte garante que o partido apoiará é o deputado estadual Rildo Amaral (PP). O MDB passou a ser comandado em Imperatriz pelo vereador Adhemar Freitas Jr.
 

Fora

A Executiva Nacional do União Brasil não perdeu tempo. No domingo (24), poucas horas depois da operação da Polícia Federal, o UB resolveu expulsar o deputado federal Chiquinho Brazão (União-RJ). Ele foi preso suspeito de ser um dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes. O partido alegou que o deputado desrespeitou regras do estatuto do partido, como exercer atividade política contrária ao Estado Democrático de Direito e violência política contra a mulher.
 

Olha aí!

- “Apesar de ainda estar no PSB, fiz questão de participar, porque sei que Marco Aurélio está pronto para ser prefeito da nossa segunda capital”. A afirmação foi feita pela senadora Ana Paula Lobato, ao participar de um ato de oficialização da pré-candidatura de Marco Aurélio e o seu retorno ao PCdoB. Mas o que chama a atenção é o “apesar de ainda estar no PSB…” Com isso, ela demonstra que está disposta a deixar o partido do governador Carlos Brandão, um sinal de que membros do grupo do ex-governador Fávio Dino estariam se afastando do Palácio dos Leões. O próprio marido da senadora, o deputado Othelino Noleto, entregou o cargo que ocupava em Brasília, representando o governo estadual. É aguardar.
 

Regulação

Para o sociólogo espanhol Manuel Castells, a regulação das redes sociais é necessária. Porém, ele observou que não é algo fácil tecnicamente. Além disso, ponderou que é preciso levar em consideração a questão da liberdade de expressão própria das democracias. E acrescentou considerar que o Senado tem papel importante nesse processo. Ele proferiu a aula inaugural do Seminário Internacional Democracia e Novas Tecnologias: Desafios na Era Digital, que abriu, nesta segunda-feira (25), as comemorações dos 200 anos do Senado. Fonte: Agência Senado
Link
Leia Também »
Comentários »