MENU

23/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 23/03/2024 às 00h00min

Meus Rabiscos

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

O QUE ESPERAR DO PRÓXIMO PREFEITO?

Esta é a grande incógnita!

A leva de candidaturas é grande; pela qual, até o presente momento não se viu nenhum deles sequer apresentar um projeto como candidato, na retaguarda, para resolver os problemas crônicos da cidade.

Até agora, se tem visto, são alguns candidatos saltitantes nas suas pregações com discursos inúteis e vazios, insinuando esperteza sem utilidade e sem propósito ou objetivo.

Cadê o Projeto? Ou a decadência vai continuar?

Todas essas interrogações são consequentes e, unicamente pela falta de consciência do eleitor, que se dar por satisfeito com as ações abstratas de seus pretensos mandatários e representantes nos pleitos decorrentes.

Não subestimamos o desejo de candidaturas predispostas ao cargo de prefeito para maior cidade em população do Estado Maranhão não? Mas o que há é carência em tudo desde o saneamento básico à infraestrutura.

Tudo isso por falta de gestão pública; não adianta eleger um “leigo” que nunca administrou nada no seu currículo profissional ou privado; cogitar, aspirar em administrar uma cidade totalmente de natureza desigual com diferença de estrutura em hábitos e costumes é um desafio.

A cidade de Imperatriz tem uma linhagem econômica surpreendedor de seus próceres em acreditar nos predicados econômicos de mercado interno e externo, mas, sobrepondo ao empresariado, que não têm, ainda, a mesma linguagem para o bem-comum-social com esta cidade.

O importante é levar vantagem em tudo e promovido por si próprio, tanto formalmente como na informalidade.

Como bem sintetizou o pensador Sêneca...

A economia por si é uma grande fonte de receitas”.

Certo que essa categoria nunca se unificou para indicar e/ou preparar alguém de sua casta para administrar este município; pois, carimbo de gestão privada todos têm, falta somente de impor-se prioritariamente às razões de uma governança aliada ao promissor progresso da cidade tão desgastada pelas administrações anteriores.

Este ano de 2024 terá as eleições municipais; e o mais aviltante que esses candidatos - prefeitos -, em não se vê um esforço único, temporário progressivo e empreendido para criar uma plataforma de serviços que tenha início e fim determinados para agir no quadrilátero político regional.

E nas entrelinhas discutir com a sociedade das pretensões político-administrativas, não. Tem uns menos afoitos; agora, têm outros de vir à tona com muitos pontos de (???) ... com as mirabolantes incertezas e dúvidas separadas pelo hiato dessa lacuna povoada de promessas.

As causas e efeitos, vieram da:

Miscigenação no cruzamento de seu povo; com o advento da abertura da Belém-Brasília (BR-010), houve uma migração urbana; do tipo que se dá com a transferência de populações de uma cidade para outra… acreditando no futuro que, ainda, estar por vir.

Em pressuposição...

Quanto a eleição para vereador, a Legislação Eleitoral deveria prever e determinar a eleição do representante municipal para cada (eleito), o coeficiente mínimo de 5000 mil [votos] para se eleger para a câmara de vereadores... merecidos pelo que fazem; sem arranjo paternalista...

Elegeria menos necessitados, com certeza.

É sobressalente o número de edis que se torna mais dispendioso; ao ponto de muitos não poder ver a vadiagem da esfinge [$] do “lobo-guará” que querem levar logo para os seus gabinetes para alimentar-se durante quatro anos, até devolver novamente à fauna, para uma outra recomposição.

A voz do povo é há mais correntes inquiridores desses vereadores no exercício de seus atuais mandatos...

Considerados e julgados como uma das piores câmaras municipais das últimas décadas...

É dilacerante essa retórica!

À face do exposto, até julho vindouro, as convenções partidárias serão realizadas e indicarão seus respectivos candidatos majoritários e proporcionais para as eleições de 2024 à Municipalidade “Renato Cortez Moreira” e “Câmara Municipal”, para o quatriênio vindouro.

Para tanto,

Temos o destino que merecemos… agora, escolha um candidato a “prefeito” menos carecente diante do processo de analisar a realidade, embora, sabendo que o destino depende da triagem, assumindo o risco e se equivocar.

Arrematando,

Imperatriz anuncia antecipadamente de que está pressagiando a indicação de um nome à altura para prefeito, e que venha salvar a cidade, acabada pela ironia dos políticos sem compromissos.

 
SÓ DEUS NA CAUSA!
Link
Leia Também »
Comentários »