MENU

23/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 23/03/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Reação

O Diretório Municipal de Imperatriz do Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma nota sobre notícia veiculada nas redes sociais, informando que a Federação Partidária “Brasil da Esperança”, composta por  PT, PCdoB e PV, estaria lançando a candidatura a prefeito do ex-deputado Marco Aurélio, filiado ao PCdoB. O PT observa que tem pré-candidato a prefeito e seguirá dialogando para que seja candidatura única, a do vereador Aurélio Gomes. Diz ainda que “qualquer movimento dentro da Federação sem a devida construção coletiva até a realização das convenções, não representa a vontade dos partidos que a compõem. Trata-se de responsabilidade de suas agremiações individualmente. Portanto, o ato do PCdoB realizado em Imperatriz não é decisão da Federação, e sim de inciativa de sua direção”. O PT finaliza a nota repudiando “o fato de ter veiculado das redes sociais de forma equivocada, que a candidatura do PCdoB seja a única representante do presidente Lula, sendo que se trata de uma pessoa que fundou nosso partido e está no terceiro mandato pelo Partido dos Trabalhadores”.
 

E...

Como a coluna já comentou, existe a Federação Partidária formada pelo PT, PCdoB e PV. E há dois pré-candidatos a prefeito – Aurélio Gomes (PT) e Marco Aurélio (PCdoB). Aí está formado o imbróglio. Quem vai abrir mão da candidatura? Acredita-se que até chegar a época das convenções (20 de julho a 5 de agosto) haverá um acordo, porque não poderá lançar duas candidaturas ao mesmo cargo. É aguardar. 
 

Federações

Atualmente, o Brasil conta com três federações partidárias, que abrangem sete partidos, com validade até 2026. São elas: Federação Brasil da Esperança, que conta com o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV); a Federação PSDB Cidadania, integrada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania (CIDADANIA); e a Federação PSOL REDE, que oficializa a união do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) com a Rede Sustentabilidade (REDE). As federações criadas funcionam como uma única agremiação partidária e podem apoiar qualquer candidato ou candidata, desde que permaneçam assim durante todo o mandato. Isso significa que elas devem vigorar por, no mínimo, quatro anos. Esta será a primeira eleição municipal com a participação das federações partidárias.
 

Tucano

 O PSDB está preparando a sua nominata para disputar cadeiras da Câmara Municipal de Imperatriz. O partido acaba de ganhar o reforço do ex-presidente da Câmara, José Carlos Soares Barros. Além dele, há outros nomes fortes, como o vereador Zeziel Ribeiro e a ex-candidata a deputada estadual, Raymara Lima. A sigla ainda não bateu o martelo sobre aliança, mas tudo indica que vai fechar com o PP do pré-candidato a prefeito Rildo Amaral. É aguardar. 
 

Cassação

Dois deputados estaduais do Maranhão estão com os mandatos por um fio. Quatro membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) já votaram pela cassação dos deputados Fernando Braide e Wellington do Curso por suposta fraude à cota de gênero pelo PSC nas eleições de 2022. No julgamento desta quinta-feira houve dois pedidos de vista e a conclusão da votação foi adiada. Se confirmado o placar após os votos-vista, os dois perdem o mandato, mas poderão recorrer ao TSE, que tem sido implacável contra fraude à cota de gênero. 
 

Olha aí!

“Não podemos e não vamos permitir que ninguém destrua o que Flávio Dino construiu no Maranhão”. Afirmação da senadora Ana Paula (PSB), durante discurso no lançamento da pré-candidatura de Marco Aurélio (PCdoB). Muitos entenderam como um “recado” para o Palácio dos Leões. Vale lembrar que seu esposo, deputado Othelino Neto (PCdoB), comandava a pasta de Representação Institucional do Maranhão em Brasília e entregou cargo. Ana Paula assumiu a vaga de Flávio Dino no Senado.
Link
Leia Também »
Comentários »