MENU

21/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 21/03/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Interesse dos jovens

Todo mundo lembra quando fez algo importante pela primeira vez: a primeira viagem, o primeiro emprego, o primeiro salário. Com o voto não é diferente. Mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor nos dois primeiros meses deste ano para estarem aptos a votar nas Eleições Municipais 2024. O estado do Tocantins lidera o ranking com o maior aumento de eleitoras e eleitores nessa faixa etária. O voto para pessoas menores de 18 anos é facultativo no Brasil. Mesmo assim, o interesse dessa parcela da população em escolher seus representantes políticos voltou a crescer em 2024. Até o momento, o eleitorado de 16 e 17 anos no país é de mais de 1,2 milhão de jovens. Vale lembrar que adolescentes de 15 anos que completam 16 anos até a data do primeiro turno das eleições – que este ano ocorre em 6 de outubro – já podem solicitar a primeira via do título e garantir o pleno exercício da cidadania. Atualmente, o estado do Tocantins tem a maior parcela de eleitores com 16 e 17 anos. O grupo corresponde a 0,14% (1.592) do eleitorado total do estado (1.122.933). Logo depois, aparece Piauí (0,11%), em segundo lugar, e Paraíba (0,10%), em terceiro. Assim como está acontecendo no Maranhão, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) desenvolve programas e campanhas para engajar e despertar o interesse do público jovem pela política local. Palestras, rodas de conversa, jogos interativos e simulação de votação são algumas das ações que o órgão leva às comunidades para promover o debate entre jovens e especialistas. Toda a organização das iniciativas fica por conta da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE-TO). A estudante Renata Martins, de 17 anos, acredita que participar do processo democrático é fundamental. “Sou jovem, mas já quero iniciar o meu direito de votar, porque é importante escolher quem vai me representar nos próximos quatro anos. Acredito que precisamos de mudança e renovação”, afirmou a jovem, moradora de Palmas.
 

E…

Em Imperatriz, segue a campanha para que a cidade alcance 200 mil eleitores. O esforço da Justiça Eleitoral está levando o município à possibilidade de chegar aos 200 mil já neste ano. Conforme atualização dos números, faltam somente cerca de 6 mil eleitores. Se conseguir, Imperatriz terá o direito a segundo turno já nas eleições 2024. O alistamento eleitoral vai até 8 de maio. 
 

Olha aí!

O vereador Flamarion Amaral está assumindo o comando do PV. O partido integra a Federação que tem, ainda, PT e PCdoB. Flamarion é irmão do deputado Rildo Amaral, pré-candidato a prefeito pelo PP. Como faz parte de uma Federação, o PV não poderá formalizar aliança com o PP. Lembrando, também, que na Federação tem dois pré-candidatos a prefeito – o ex-deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) e o vereador Aurélio Gomes (PT). Como se vê, tá um “siribolo” dentro da Federação… 
 

Filiação

Recém-saído do PSB, o ex-deputado estadual Marco Aurélio oficializa hoje a sua filiação ao PCdoB. O ato está previsto para as 19h desta quinta-feira, no Vitória Eventos (Avenida Liberdade – Morada do Sol). Também haverá outras filiações. Estarão presentes a senadora Ana Paula, o deputado estadual Othelino Neto e o deputado federal Márcio Jerry, presidente estadual do partido, e outras lideranças estaduais. “Nesse partido eu fiz toda minha caminhada. E aqui volto para continuar minha jornada”, disse Marco Aurélio.  
 

Precatórios 

Os professores aguardam ansiosos pela liberação da primeira parcela do precatório do FUNDEF. O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do seu presidente, ministro Luís Roberto Barroso, ratificou o entendimento do relator da ação do Precatório na Corte, ministro Cássio Nunes, determinando em caráter de urgência que a Caixa Econômica Federal (CEF) libere a primeira parcela apenas para duas contas bancárias vinculadas à secretaria de Estado da Educação (SEDUC).  No total são R$ 1.742.261.837,49, sendo que 60% do valor será rateado entre os professores que estiveram na ativa entre agosto de 1998 e dezembro de 2006. Os 40% serão aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental.   
Link
Leia Também »
Comentários »