MENU

20/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

AGED prepara caravana contra febre aftosa

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) iniciou ontem, 19 de março, a Caravana contra Febre Aftosa – Rota Agropecuária, nas dependências do Sinrural em Imperatriz.

O evento contou com a presença do presidente da AGED, Cauê Aragão; do presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho; do subsecretário de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, Cícero Neto Moraes, o “Cecin”; da gestora da Unidade da AGED em Imperatriz, Fernanda Rolim; do presidente do Sinrural, Glen Maia; da médica veterinária e representante do Conselho Regional de Medicina, Julie Fontes; do presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) e representante do Fundepec, Ricardo Ataíde; da produtora rural e representante do Movimento das Fazendeiras, Renata Ricúpero; do secretário de Agricultura de Davinópolis, João Carlos, além de produtores rurais da região tocantina e de representantes de empresas do segmento agropecuário e estudantes de medicina veterinária da Uema.

 

13 municípios

Juntamente com diversos parceiros, o objetivo da AGED é de mobilizar associações de criadores, sindicatos rurais e prefeituras para a última campanha de vacinação contra febre aftosa no Maranhão que acontecerá em abril e que não haverá prorrogação de prazo.

A caravana vai percorrer 13 municípios em regiões estratégicas levando uma estrutura móvel com serviços e informações visando sensibilizar os produtores a vacinarem todos os animais, bovinos e bubalinos, atingindo a cobertura vacinal de 100% do rebanho maranhense.

“Estamos nos preparativos para essa etapa de campanha e contamos mais uma vez com o total apoio de nossos produtores, pois todas as instituições ligadas à agropecuária estão somando esforços com a AGED para o êxito desta campanha com objetivo de fazer o Maranhão conquistar o status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação com reconhecimento internacional conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal”, disse o presidente da AGED, Cauê Aragão.

A Caravana contra Febre Aftosa – Rota Agropecuária vai percorrer os municípios de Grajaú, Açailândia, Santa Luzia, Pinheiro, Mirinzal, Zé Doca, Viana, Caxias, Codó, Presidente Dutra, Pedreiras. O ponto alto da caravana será em Bacabal, no dia 06 de abril, quando a AGED irá realizar a abertura oficial da última campanha de vacinação em território maranhense.   

Última campanha – Este ano a campanha será realizada de 1º até 30 de abril de 2024 e diferente das anteriores esta etapa de campanha não terá prorrogação de prazo. Após vacinar seus animais, o produtor, deve fazer a comprovação da vacina no escritório da AGED onde a sua propriedade está cadastrada ou pode fazer através do site da AGED no menu SIGAMA até a data de 17 de maio.

Nesta última campanha de vacinação, o Maranhão deverá vacinar contra febre aftosa um rebanho de 10.788.198 de cabeças de bovídeos (entre rebanho bovino e bubalino) espalhados em 113.161 propriedades rurais. (Com informações da Assessoria de Imprensa da AGED).

 

Projeto pioneiro no Pará promove a
conservação de felinos de grande porte

 Coexistência significa, em sua essência, a coabitação comum e pacífica entre dois elementos. Por anos, a pergunta feita por muitos fazendeiros no município de Paragominas, no sudeste do estado do Pará, foi relacionada a este termo: será que é possível ter produção de gado e, ao mesmo tempo, coexistir com as onças que habitam as matas da região? De acordo com Iara Ramos, bióloga e pesquisadora de doutorado em Ecologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), a resposta a esta pergunta é sim. “O nosso trabalho é justamente trazer a solução para um problema que foi diagnosticado pelos próprios produtores de Paragominas, que informaram que as onças estavam abatendo o gado, trazendo prejuízos para eles”, comenta. Isso também resultava na morte de onças para defesa da produção.

E assim o município de Paragominas tornou-se protagonista de uma iniciativa pioneira no estado do Pará: o projeto Fauna Sustentável, o primeiro que aborda e promove ações sobre a Coexistência Gente-Fauna no Estado. Por meio de eventos abertos ao público, palestras em entidades de ensino, oficinas e exposições, o projeto está promovendo no último ano a conscientização e implementando medidas práticas para obter resultados: ao todo, 24 fazendas da região foram atendidas desde 2022 e 870 pessoas foram alcançadas pelas palestras e oficinas. Antes do trabalho, havia registros de 15 abates de gado predado por onças. Desde o início das ações do projeto em parceria com os produtores, não houve registros de animais abatidos até então.

No campo, as estratégias são o manejo antipredação para evitar danos que onças possam causar aos animais de criação, instalação de armadilhas fotográficas nas fazendas para monitorar felinos e outras espécies, orientando os produtores rurais sobre como evitar os danos, realizando treinamentos de coexistência com onças. Além disso, os registros são compartilhados com o público no Instagram do projeto: @faunasustentavel.

“Recebemos no treinamento várias ideias sobre como lidar com as onças: utilização de alguns fogos de artifício, colocar chocalhos nas vacas, inserir um touro na criação para proteger o rebanho, entre outros. E agora estamos muito felizes que as predações por onças pararam. Há cerca de oito meses não temos mais relatos de gado morto. É muito gratificante perceber que estamos conservando o meio ambiente. É preciso ter espaço para todos: humanos e animais”, pontua o fazendeiro Idolan Silveira.

O objetivo da coexistência é justamente um conceito mais amplo, inclusivo e abrangente que vem ganhando atenção crescente entre pesquisadores e inclui a conservação de diversas espécies. Isso porque as onças não são as únicas atendidas pelo Fauna Sustentável. As armadilhas fotográficas nas fazendas identificaram 19 espécies animais em mais de 400 registros realizados, a exemplo da Sussuarana; da Jaguatirica; do Gato-mourisco; do Tamanduá-bandeira; da Irara; da Capivara e do Catitu. (Renata Grieco – Assessoria de Imprensa).

 

Guinness World Records reconhece
Viatina-19 FIV Mara Móveis
Como a vaca mais valiosa do mundo

É oficial. O Guinness World Records registrou que a vaca Viatina-19 FIV Mara Móveis – propriedade de Casa Branca Agropastoril, Agropecuária Napemo e Nelore HRO – entrou para a história como a fêmea bovina mais valiosa do mundo.

“Este marco é histórico para nós da Casa Branca Agropastoril e dos parceiros que investiram na propriedade de Viatina-19. Ela simboliza o padrão de qualidade superior que buscamos. Sua valorização e o reconhecimento no Guiness Book são provas incontestáveis de que o investimento em excelência genética proporciona retorno – seja em produtos diferenciados, em retorno financeiro e em imagem”, declara Fabiana Marques Borrelli, diretora da Casa Branca.

“Com este marco e o reconhecimento mundial, Viatina-19 não apenas eleva o prestígio da pecuária brasileira, mas também solidifica seu lugar como um ícone da genética Casa Branca de classe mundial”, finaliza Fabiana. (Graziele Oliveira – Texto Comunicação Corporativa – SP).
Link
Leia Também »
Comentários »