MENU

19/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Voto dos jovens

Iniciada ontem (18), a Justiça Eleitoral promove até sexta-feira (22), nas redes sociais, uma campanha dedicada ao voto dos jovens. Com o mote “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, a Semana do Jovem Eleitor 2024 busca incentivar pessoas entre 16 e 18 anos a tirar o título e a participar das Eleições Municipais deste ano. Nestes cinco dias, as redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) vão conversar de forma mais direta com as pessoas que já podem participar das eleições pela primeira vez, mesmo que, para uma parte delas, o voto ainda seja facultativo. Além da parceria com os TREs, a mobilização conta com a cooperação de organizações da sociedade civil e de instituições públicas e privadas. Todos trabalharão de forma especial para chamar atenção para o prazo para serviços como alistamento ou transferência de domicílio, que se encerra em 8 de maio. Somente em janeiro e fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos, solicitaram a primeira via do título de eleitor. Durante a Semana do Jovem Eleitor 2024, os perfis do TSE no Instagram e no TikTok estarão dedicados a conversar com os jovens de 16 a 18 anos. Você pode participar compartilhando os materiais do Tribunal, publicando sobre o voto jovem nas redes sociais ou produzindo conteúdos autorais com a identidade visual proposta, usando, por exemplo, o filtro do “Festival Primeiro Voto” (disponível pelo story do Instagram). Para conteúdos autorais, as mensagens podem conter informações sobre como tirar o título eleitoral, voto facultativo e obrigatório, cadastramento biométrico e a importância da participação da juventude nos processos eleitoral e político. 
 

200 mil

Em Imperatriz, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) já vem realizando uma campanha incentivando os jovens a fazer o alistamento eleitoral. Sob a coordenação do juiz eleitoral Delvan Tavares, a campanha “Imperatriz 200 mil eleitores”  é levada às escolas para que os estudantes tirem o seu título e, assim, o município possa alcançar 200 mil eleitores para que tenha direito a segundo turno, já nas eleições 2024. 
 

Será?

Uma fonte bem situada no meio político revela que o MDB vai apoiar o pré-candidato a prefeito Josivaldo JP (PSD). Estranha-se, porque o MDB é comandado no estado por Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão (PSB), que por sua vez apoia a pré-candidatura do deputado estadual Rildo Amaral (PP). Pelo menos é o que dizem. Mas vamos aguardar...
 

E… 

Ainda segundo a mesma fonte, além do MDB já estariam definidos o Avante, Mobiliza (antigo PMN) e União Brasil na aliança com o PSD de Josivaldo JP. 
 

Encontro 

Sob a liderança do presidente estadual Francimar Melo, o PT realiza nesta segunda e terça-feira o Encontro Estadual do partido, com a presença da presidenta  nacional, Gleisi Hoffmann. O partido, que está na Federação Brasil da Esperança, com PCdoB e PV, realiza novas filiações visando as eleições municipais 2024 e reafirma apoio à pré-candidatura a prefeito de São Luís do deputado federal Duarte Júnior (PSB). Em Imperatriz, o partido tem como pré-candidato o vereador Aurélio Gomes.  
 

Relator 

Recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra uma multa imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem como relator o ministro do STF, Flávio Dino. Bolsonaro foi condenado a pagar R$ 70 mil por impulsionamento de publicações na internet com críticas a Lula nas eleições 2022. A ação foi apresentada pela coligação “Pelo Bem do Brasil” do então candidato a presidente pelo PT. 
Link
Leia Também »
Comentários »