MENU

16/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h00min

Nailton Lyra

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 

Resveratrol

Essa substância de nome feio é a que está presente no vinho que seria responsável por benefícios ao coração e pela longevidade.
 

Vamos falar sobre isso.

Esse composto bioativo é tido como poderoso antioxidante que ganhou espaço em diferentes suplementos e que traria inúmeros benefícios para a nossa saúde como retardar o envelhecimento, controlar inflamações, controlar diabetes evitar doenças cardio vasculares e até emagrecer.

Ele não é exclusivo do vinho, está presente em diversas fontes de origem vegetal e animal, as maiores fontes naturais de resveratrol são as uvas roxas e pretas, mirtilo, amora, casca do amendoim, hibisco e cacau.

O vinho tinto como é eito a parir da fermentação de uvas escuras ele também possui o resveratrol, mas em uma concentração menor do que a fruta, depois falarei do consumo do vinho para a saúde.

Ele é encontrado em produtos de skincare (cuidados da pele), suplementos de colágeno e até como suplemento isolado. Nesse caso a ANVISA recomenda uma dosagem máxima de 165 miligramas por questão de segurança.

É de fato substância antioxidante e anti inflamatório que tem benefícios diversos apontados por especialistas, tais como, controlar o diabetes, proteger os neurônios, reduzir risco de eventos cardiovasculares e afastar certos tipos de câncer.

Existem importantes pesquisas no retardo do envelhecimento conduzidas por experts da Universidade de Havard, um estudo apontou que ativa uma substância chamada Sirtuína que controla a morte celular e protegem o organismo de doenças associadas ao envelhecimento., como resultado o uso terapêutico do resveratrol foi estimulado em todo o mundo.

Os efeitos deletérios de alimentação desregulada foram neutralizados, em cobaias (ratos), pelo uso da substância.

Começou sua trajetória como elixir da juventude e o primeiro suplemento criado pelos estudos à patente foi vendida por US$ 720 milhões.

Seu mecanismo de ação até hoje não é bem compreendido.

Mas existem relatos de efeitos colaterais como dano aos rins em longo prazo e interação com medicamentos afetando a ação desses.

A sua baixa disponibilidade também é outro fator, 90% do que ingerimos sai na urina.

E o Vinho?
Uma taça por dia faz bem pela presença de resveratrol?

NÃO!
Evidências robustas ligam o consumo de álcool a um acelerado envelhecimento genético

O efeito do vinho especificamente no coração é controverso, embora o álcool em si já esteja associado a problemas ali também.

De qualquer jeito, mesmo que trouxesse algum benefício nessa seara, ele certamente não vale os riscos adicionais de novas encrencas.

Além disso, para garantir um bom aporte de resveratrol pelo vinho, seriam necessárias muitas taças, o que não é nada recomendado. Ou seja, não pense em quaisquer bebidas alcoólicas como fontes de saúde.

O SEGREDO É MORRER NOVO...O MAIS VELHO POSSIVEL!
Link
Leia Também »
Comentários »