MENU

14/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Bater o martelo

Nesta sexta-feira (15), o PSB de Imperatriz realizará um evento no Hotel New Anápolis, na BR 010, com início previsto para as 19h. Conforme informa o secretário-geral do PSB-Imperatriz, Eduardo Palhares, o partido está defendendo a unidade da oposição para derrotar o que considera um atraso, citando algumas pré-candidaturas. Durante o evento, o PSB anunciará, oficialmente, o apoio à pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Rildo Amaral (PP). “Pré-candidato que tem demonstrado viabilidade eleitoral e capacidade de aglutinação de apoios do governo estadual e federal para vencer as eleições, e construir um novo caminho para Imperatriz”, destacou Eduardo Palhares. Até o início do ano o PSB tinha um pré-candidato, o ex-deputado estadual Marco Aurélio. Como o partido no estado é comandado pelo governador Carlos Brandão, certamente Aurélio viu que não teria chance de ser candidato pelo PSB e, com isso, se filiou ao PCdoB, após entendimentos com o deputado Márcio Jerry, que lidera o partido no estado. Com isso, a cúpula local do PSB, composta entre outros, por Clayton Noleto, Adonilson Lima e Eduardo Palhares, decidiu apoiar Rildo Amaral, até porque vai prevalecer mesmo é a vontade do governador, que baterá o martelo em torno do nome do deputado. 
 

E…

O pré-candidato Rildo Amaral dever ter o apoio de outros importantes partidos, como o MDB e o PSDB. A legenda emedebista é comandada no estado por Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão. O partido tinha como pré-candidato o agropecuarista Franciscano Soares, que por não ter o respaldo da cúpula, resolveu se desfiliar e ingressar no PL. Já o PSDB tem no comando o ex-prefeito Sebastião Madeira, que é chefe da Casa Civil do governo. Portanto, as duas siglas seguem o que Brandão decidir.
 

Na Ilha

Em São Luís, o MDB não deve apoiar o pré-candidato do PSB, deputado federal Duarte Júnior. Ao lado do deputado federal Cleber Verde e do ex-deputado Hildo Rocha, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, garantiu que o partido apoiará a reeleição do prefeito Eduardo Braide (PSD).
 

Bolsonaro

Imperatriz tem vários pré-candidatos a prefeito que são bolsonistas, entre eles Josivaldo JP (PSD), Mariana Carvalho (Republicanos), Franciscano Soares (PL) e Nilson Takashi (Novo). Nos meios políticos indaga-se quem desses aí o ex-presidente Jair Bolsonaro apoiaria. Se realmente decidir se manifestar sobre a eleição em Imperatriz, certamente Bolsonaro escolheria o pré-candidato do seu partido, no caso o agropecuarista Franciscano. Inclusive especula-se que o ex-presidente poderá visitar Imperatriz ainda neste mês, provavelmente entre 26 e 28, para participar de um ato em apoio a Franciscano. É aguardar. 
 

Precatórios 

Durante a sessão desta terça-feira, o deputado Fernando Braide (PSD) reforçou preocupação com o uso dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), exigindo que os recursos sejam utilizados, exclusivamente, na educação. Segundo o deputado, “já consta na conta do estado a primeira parcela, no valor de R$ 1 bilhão e 700 milhões”. Ele cobra o uso integral do recurso no setor para o qual foi destinado, respeitando a proporção de 60% para o magistério e 40% para o MDE – Manutenção e Desenvolvimento do Ensino.
 

Crime

Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC 45/2023) que determina que a lei deve entender como crime a posse de qualquer quantidade de droga ilícita. O texto diz que usuários, no entanto, deverão receber penas alternativas à prisão e tratamento contra dependência. O relator, senador Efraim Filho (União-PB), ressaltou amplo apoio popular à medida. O senador Humberto Costa (PT-PE), no entanto, vê riscos de aumento da população carcerária com a PEC.
Link
Leia Também »
Comentários »